Teo Azevedo homenageado

O cordelista completou 80 anos de vida. Ele é o compositor vivo que tem mais músicas gravadas no Brasil, cerca de 2.500 canções.

Adriana Queiroz
Publicado em 29/11/2023 às 14:28.
Cantor, compositor, cordelista e escritor, Teo Azevedo subiu ao palco para receber homenagem pelos 80 anos e pelo trabalho realizado em prol da cultura durante a 30ª edição da Festa do Pequi (SILVANA MAMELUQUE)

Cantor, compositor, cordelista e escritor, Teo Azevedo subiu ao palco para receber homenagem pelos 80 anos e pelo trabalho realizado em prol da cultura durante a 30ª edição da Festa do Pequi (SILVANA MAMELUQUE)

Em julho deste ano Teo Azevedo completou 80 anos de vida e tem muito a celebrar já que é o compositor vivo que tem mais músicas gravadas no Brasil, cerca de 2.500 canções. Por 30 anos consecutivos, atuou como coordenador e dirigente da Festa da Folia de Reis de São José de Alto Belo. É autor de mais de 10 livros sobre a cultura popular brasileira e já escreveu e publicou em torno de 1.000 folhetos e pequenos livros de literatura de cordel, sendo sua mais recente publicação “Léxico Catrumano”, com mais de 400 verbetes dessa linguagem raiz. Venceu festivais, conquistou prêmios e ganhou em 2013, no Cassino Mandala Bay, em Las Vegas, Estados Unidos, o prêmio Grammy Latino, de “Melhor Disco de Raiz “Salve Gonzagão – 100 anos”, que homenageia O Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Neste Grammy foi indicado entre os cinco concorrentes com o Cd “Sob o Olhar Januarense” Velho Chico, ambos CDS da gravadora WDisc, vencendo na categoria “Melhor Disco de Raíz”.
No último fim de semana recebeu homenagem especial durante a Festa Nacional do Pequi que recebeu convidados como Marcelo Godoy, Paulinho Pedra Azul, Valdo & Vael, Ana Azevedo, Nilo do Acordeom, Grupo de Serestas Amo-Te Muito, entre outros.
E muito mais vem por aí. Agora é apreciar as homenagens a um dos maiores artistas brasileiros.

UM GÊNIO 
Já conhecia Téo há muito tempo, pois ele era uma pessoa pública.
Um dia, ele veio à minha casa, conduzido por Amelina Chaves. Ele veio para tratar de um possível negócio. Téo é cantor, repentista, poeta, cordelista, escritor, violeiro e produtor fonográfico. Sua vinda, pela primeira vez à minha casa, foi para combinarmos uma produção fonográfica da obra do meu pai, como poeta e músico. Neste ponto, fechamos o negócio.
A partir deste fato, ele passou a vir aqui em casa, para tratarmos da gravação das poesias musicadas por ele.
Resultado das várias conversas: Foram gravados quatro CDs com o nome de “O canto e a poesia de João Chaves e a música de Téo Azevedo”, embalados em um Box e ainda a produção de um CD intitulado “O canto de Raimundo Chaves e Família Chaves”.
As visitas de Téo à minha casa continuaram porque elas viraram namoro. De namoro e noivado foram 2 anos e nos casamos no dia 23 de fevereiro de 2013. Passaram-se dez anos e nove meses de matrimônio.
O que tenho a dizer sobre a trajetória artística de Téo é que ele publicou quinze livros e tem duas mil e quinhentas músicas gravadas. Em 2013, venceu o disputado Prêmio Grammy Latino de Melhor Álbum de Raiz, com o CD ‘Salve Gonzagão – 100 anos’.
Sem nenhuma dúvida, eu o considero na música e na arte poética, um gênio.
A homenagem prestada a ele, na Festa do Pequi, é justíssima. Ele é o maior defensor do pequi, chamado o alimento do pobre - e eu acrescento - e também do rico.[/TEXTO]<CS9.9>
Uma vez, numa festa, onde estavam muitas autoridades, o prato principal foi arroz com pequi. Eu vi, pasmem! Homens de terno e gravata, roendo pequi, segurando-o com as mãos.
Esta fruta é rica em várias vitaminas e além disso é afrodisíaca. 
Lola Chaves (esposa e oficiala do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, comarca de Montes Claros)

EMBAIXADOR DAS TRADIÇÕES
Téo Azevedo, dos feitos que me recordo em fatos e registros, aventurou-se no box, caiu de avião, levantou e correu, liderou com vitória o plebiscito de resgate ao nome de São José de Alto Belo, sua terra amada, onde realizou por décadas a tradicional Festa de Folia de Reis, participou dos mais importantes programas musicais do rádio e da TV brasileira e algumas estrangeiras, musicou grande parte das obras de João Chaves e Cândido Canela, fez parcerias com os melhores, Caju e Castanha, Jackson Antunes e outros, produziu e lançou Marimbondo Chapéu, Sinval de Gameleira, Raimundo e Edmundo, Valdo e Vael, Rodrigo Azevedo e tantos e muitos outros, no ofício de um dos maiores produtores da música raiz deste país. Sem dúvida um embaixador das tradições.
(Roy Chaves, sobrinho de Lola Chaves)

TÉO AZEVEDO: NOSSO ARTISTA NORTE MINEIRO
Nascido em Alto Belo, Téo Azevedo saiu de sua terra natal para divulgar seu trabalho como cantor, compositor, produtor musical, repentista, poeta, escritor, violeiro, folclorista e também produtor fonográfico. Considerado o maior artista dos últimos tempos, tem uma grande admiração por pessoas de renome nacional e em especial na cidade de São Paulo, onde iniciou sua jornada artística. Muito querido e admirado entre os artistas, já compôs muitas músicas que foram gravadas por cantores como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e outros que não me lembro agora. Se formos falar tudo sobre este grande artista, com certeza, teremos milhares de páginas escritas.
Parabéns ao nosso artista norte mineiro pelas suas obras, pela sua dedicação em divulgar a cultura norte mineira. Alto Belo e Montes Claros se sentem honrados pela sua existência.
(Ailson, Aline Chaves e filhos (sobrinhos de Lola Chaves)

CANTADOR E POETA
Falar de Téo, pra mim, é uma honra muito grande. Téo é um artista reconhecido mundialmente, haja vista o seu Prêmio Grammy. 
Particularmente, tenho um respeito muito grande por ele, pela sua obra e por ser uma pessoa muito humilde, sem nenhuma ostentação. Tenho, realmente, orgulho de pertencer ao seu círculo de amizades. 
Parabéns, Téo! Nosso Cantador e Poeta. 
(Cláudio Teixeira, Maria de Fátima Chaves e filhos)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por