Teatro: Grupo Faceato apresenta dois espetáculos no fim-de-semana

Jornal O Norte
18/06/2008 às 09:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:35

Paula Machado


Repórter




(foto: DIONE AFONSO)

Nos dias 20, 21 e 22 de junho, o centro cultural Hermes de Paula vai ser palco para dois talentosos espetáculos do grupo teatral Faceato. Composto por cinco atores, o grupo trás aos olhos do público as peças “As dez mais do córtex cerebral”, uma comédia sucesso de público e de crítica e um clássico infantil, a peça “A bela e a fera”. A primeira peça vai acontecer dia 20 de junho a partir das 20h com ingressos no valor de 5,00 reais e a peça infantil no dia 21 às 20h e no dia 22 às 10h30 e às 18h com ingressos a 3,00 reais.

PEÇAS

A peça “As dez mais do córtex cerebral” é uma comédia que foi apresentada na mostra de teatro do ano passado e que foi classificada para ser apresentada novamente. Conta a vida de Alfredo. Um paciente psiquiátrico, viúvo, que tem distúrbios de comportamentos e devido à solidão sofre de depressão. Passa então a procurar uma nova companheira para substituir a falta que sua falecida esposa o causa. Mas aí tudo se complica. A adaptação é de Gilmar Honorato.

A peça infantil “A bela e a fera”, conta com um novo personagem. Cirilo é o amigo de Gastão. E Gastão é o rapaz que gosta de Bela e pretende um dia se casar com ela. Então Cirilo torce para que o amigo consiga alcançar seus objetivos. Mas é muito medroso. É um personagem que entra no meio da história.

DIREÇÃO

Começou a praticar o teatro como uma atividade escolar. Mas foi tomando gosto justamente pela versatilidade que o teatro viabiliza às pessoas.

- O teatro é uma forma bacana, porque oferece oportunidades de mutação, de adaptação. Te da a chance de interpretar vários personagens diferentes com suas características e personalidades. As facetas que o teatro te proporciona são incríveis - afirma Gilmar Honorato, diretor e ator.

Nesse dia 20 de junho Gilmar completa 20 anos de caminhada no teatro. Suas primeiras apresentações foram no ano de 1988 com as peças “A paixão de Cristo” e “O Nazareno”.

Depois desse período partiu para o gênero da comédia. Em 1989, apresentou a peça “Deus lhe pague” de Juraci Camargo, durante esse tempo seguiu com a carreira de ator e em 2003 com registro oficial, se profissionalizou.

CARREIRA

Gilmar já apresentou em Belo Horizonte a peça “Visita inesperada”, sucesso de público e de crítica no teatro Nossa Senhora das Dores.

Em 2002, apresentou a comédia “Como matar um playboy”. Em 2004, em Montes Claros, levou ao público a peça “Ododrico meu bem amado” texto de Dias Gomes.

Ao todo já fizeram cem apresentações no Norte de Minas e em Montes Claros.

Gilmar deixa uma dicas para os que aspiram ser atores de teatro ou que gostam da atividade.

- Quem gosta de teatro tem que acima de tudo assistir a teatros, todos os gêneros possíveis. O drama, a comédia, o melodrama. Fazer um curso inicial de interpretação e depois entrar para um grupo de teatro para poder se aperfeiçoar. A teoria é boa, mas tem que subir no palco e aprender na prática que é muito melhor – ensina.

Dessa forma, segundo Gilmar, toda a timidez e o medo se desfazem para que o indivíduo possa enfim estar de frente para uma platéia e mostrar o melhor que tem.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por