Logotipo O Norte
Terça-Feira,11 de Novembro

Sucesso no festival de Veneza, “Pietá” é um filme que comove e impressiona o público

Neste sábado, 08, o Cinema Comentado Cineclube apresenta Pietá (2012), do diretor sul-coreano Kim Ki-duk

Jornal O Norte
Publicado em 07/11/2014 às 02:20.Atualizado em 15/11/2021 às 16:40.

Neste sábado, 08, o Cinema Comentado Cineclube apresenta Pietá (2012), do diretor sul-coreano Kim Ki-duk. Kang-do é um homem implacável e bastante cruel, que trabalha como cobrador para agiotas. Caso o devedor não tenha como pagar a quantia devida, ele quebra ou esmaga algum osso de seu corpo, já que desta forma o acidentado receberá um seguro de saúde que servirá para cobrir a dívida. Kang-do é um solitária, até que dia surge uma mulher que afirma ser sua verdadeira mãe. Kang-do não acredita, mas a presença da mulher começa a mudar toda a sua vida.

Kim Ki-duk estrutura seu filme de forma direta e não faz rodeios neste conto de vingança cruel e redenção. A história do agiota impiedoso e da misteriosa mulher se transforma em um suspense contagiante e uma bela história de amor, que envolveu os espectadores do Festival de Veneza, em 2013. Ao estabelecer o enredo em meio a becos miseráveis na sombra dos arranha-céus do centro de Seul, o cineasta faz de PIETÁ uma elaborada crítica sobre a ganância, as falhas do sistema financeiro e a culpa da sociedade ao não encarar de frente determinados problemas e situações.

Comentando o filme, Mike Collett-White, da Agência Reuters, afirma que: “Inicialmente incapaz de aceitar o seu olhar de amor e gestos amáveis, um suspeito Kang-do, interpretado por Lee Jung-jin, coloca a mulher à prova com atos de extrema crueldade. Ainda assim, ela volta para mais, gradualmente conquistando seu afeto e o convencendo de que sua história é verdadeira. Kim, um dos favoritos no circuito europeu festival de cinema, inspirou-se na tradição ocidental artística de retratar Maria segurando o Cristo morto, com sua retratação mais famosa em uma escultura de Michelangelo. As críticas a PIETA foram, no geral, positivas, embora tenham reconhecido que os espectadores poderão ficar incomodados com o conteúdo. Classificação etária do programa: 18 anos.

As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, na sala Geraldo Freire, no prédio da Prefeitura. A entrada é grátis e todos os interessados podem comparecer e participar das exibições. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.

Próximas Atrações
15/11 - “O Espírito da Colméia” (Espanha, 1973), dir: Victor Erice.
22/11 - “A História da Eternidade” (Brasil, 2014), dir: Camilo Cavalcante.
29/11 - “Azul é a Cor mais Quente” (França, 2013), dir: Abdellatif Kechiche.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por