História, romance, arquitetura e montanhas compõem o palco que, por si só, enleva a alma humana. Esse é o cenário preparado para receber a caravana Expresso Sertão, nesta sexta-feira, em Diamantina/MG
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Arte combina com tudo. E quando se reúnem várias modalidades artísticas em um mesmo espaço, é inevitável que a magia se instaure, provocando uma catarse, no mínimo, fascinante.
Certamente esse será o resultado da mistura de dança, teatro e música com a riqueza arquitetônica da bucólica Diamantina/MG, durante a passagem da caravana Expresso Sertão pela cidade, neste fim de semana, sexta-feira e sábado.
A bucólica cidade de Diamantina é palco para os espetáculos
do Expresso Sertão
O Expresso Sertão leva na bagagem o musica Brincando de Brincar III, apresentado pelo grupo Fibra e o espetáculo de dança Canto Sagrado, do Studio de Ballet Jaqueline Pereira, ambos de Montes Claros.
Na trilha do sertão mineiro desde o mês de agosto, a caravana vem percorrendo municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, onde, além de apresentar os espetáculos, realiza oficinas de arte para adolescentes e educadores, promovendo um intercâmbio cultural que, segundo os organizadores, tem dado bons frutos.
- Em cada cidade onde passamos, as apresentações e oficinas encantaram o público. É muito gratificante este trabalho pelo interior. Os moradores das pequenas cidades
se envolvem com entusiasmo e é importante ver que o trabalho que a gente produz com tanto carinho produz um resultado tão positivo. O Expresso Sertão vai mesmo deixar saudades – avalia a diretora do grupo e bailarina Jaqueline Pereira.
Em Diamantina, as apresentações serão realizadas na Praça Doutor Prado, no centro da cidade. As oficinas acontecem em uma escola pública. Nesta sexta-feira, o Studio de Ballet Jaqueline Pereira apresenta o espetáculo Canto Sagrado, que propõe um estado de oração e revive, de maneira contemporânea, a vida de Jesus. No sábado, o grupo de teatro Fibra apresenta o espetáculo Brincando de Brincar III, que resgata as canções populares do interior de Minas.
Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais e patrocinado pela Transnorte, o Expresso Sertão já passou pelos municípios de Grão Mogol, Glaucilândia, São Francisco e Pirapora. Em todos os municípios as apresentações acontecem em espaço público, reunindo milhares de pessoas. De acordo com os coordenadores, o encerramento do projeto está previsto para o mês de dezembro, em Montes Claros.