Samuel Fagundes
Repórter
A Associação Sociocultural Igor Vive realiza de 09 a 15 de março a quinta semana cultural Igor Xavier com uma programação que inclui teatro, poesia, música, dança, performance e cinema, com a participação de artistas de Montes Claros, Belo Horizonte, Pernambuco, São Paulo e Brasília-DF.
(foto: SAMUEL FAGUNDES)
Além dessas atrações, estão sendo realizadas 11 oficinas variadas como a de criação com papel reciclado, de vídeo, dança contemporânea e ciclo carnavalesco, biscuit, história da dança, dentre outras oficinas que acontecem no Auditório do Centro Cultural, na Unimontes, no Senai, na Fundação Marina Lorenzo, no Grappa e na Praça Igor Xavier no Bairro Morada do Parque.
ESCOLHA DOS ARTISTAS
De acordo com Aroldo Pereira, vice-presidente da Associação Sociocultural Igor Vive e um dos coordenadores do evento, desde o início de 2009 eles estão se reunindo semanalmente, todas às terças-feiras, divulgando e convidando as pessoas para a semana cultural. Segundo Aroldo, durante essas reuniões muitos artistas os procuraram com propostas de apresentações.
Ele conta que não há nenhum tipo de restrição, sendo que o que a associação quer é abrir o espaço para que novos artistas da cena contemporânea sejam revelados. O vice-presidente ressalta que isso também vem sendo possibilitado através do projeto viver sem barreiras, que são oficinas permanentes e também através das próprias oficinas que acontecem na Semana Cultural Igor Xavier.
IMPORTÂNCIA CULTURAL
- Esse evento é de muita importância para a cultura de Montes Claros e da região, ele vem ajudar a ampliar o espaço da invenção. Então as pessoas que querem fazer um trabalho novo e inventivo e que por muitas vezes não têm a oportunidade de mostrar sua arte, podem se apresentar através desse espaço que é aberto na Semana Cultural Igor Xavier, que é uma nova cena para os novos artistas – afirma Aroldo.
Para Elthomar Santoro, que se apresentou na terça-feira, o evento é uma forma de promover mais espaço a artistas que muitas vezes não têm a oportunidade de mostrar o seu trabalho.
- A cidade de Montes Claros tem muitos talentos, em todas as áreas, e um evento como a Semana Cultural Igor Xavier é muito importante para poder mostrar e dar espaço para todos esses artistas – diz o músico.
Para Juliana da Costa Vieira, universitária do curso de Teatro da Unimontes, as apresentações estão sendo muito boas. Ela diz que também participou do evento no ano passado e que essa é uma forma de demonstrar que em Montes Claros existem pessoas capazes de realizar grandes espetáculos.
- Essa é uma forma de mostrar que através da arte é possível demonstrarmos quem nós verdadeiramente somos. Um evento como esse é muito importante para que a população de Montes Claros veja que aqui na cidade existem pessoas que são capazes de realizar grandes espetáculos e que levam a fundo tudo isso – conta Juliana.
BUSCA DE JUSTIÇA UTILIZANDO A ARTE
Aroldo Pereira diz que o objeto principal da Semana Cultural Igor Xavier é festejar a vida com alegria e com arte, com trabalhos de teatro, poesia, música e dança, mas que também há o lado da luta por justiça. Ele lembra que já se passaram sete anos do assassinato do bailarino Igor Xavier, que aconteceu na madrugada de 28 de fevereiro de 2002, e os assassinos ainda não foram presos.
- Desde o assassinato brutal do Igor, nós estamos lutando por justiça, tentando fazer com que a justiça seja cumprida. Os assassinos moram em Belo Horizonte e são acobertados pelo poder político e financeiro. Nossa preocupação é que esse crime não fique impune, que a justiça se cumpra e por isso estamos preparando uma grande manifestação no dia 6 de julho, às 09h na Praça da Catedral para sairmos com faixas, cartazes e ações denunciando a impunidade de sete anos desse crime – afirma Aroldo Pereira.
FALTA DE APOIO
De acordo com Aroldo neste ano a Semana Cultural Igor Xavier não contou com nenhum patrocínio por parte do empresariado local e ressalta que a Associação Sociocultural Igor Vive vem buscando através das leis de incentivo apoio para se estruturar melhor e assim poder atender e inserir crianças que têm problemas com a família ou com acesso a cultura. Para que tenham esse acesso através da associação, com oficinas de arte e com o próprio projeto viver sem barreiras, para que assim elas possam demonstrar todo seu talento artístico através dos projetos da associação.
Atualmente a própria residência da Marlene Xavier, mãe do bailarino e atual presidente, é usada como sede da associação. Eles pretendem futuramente ter uma sede própria para poder ter uma estrutura melhor.
CONVITE
- Eu convido todos os montes-clarenses a vir ao Centro Cultural e na Praça bailarino Igor Xavier para prestigiar o restante da programação da Semana Cultural Igor Xavier. Já tivemos apresentações geniais até agora como Bob Marcilio, Elthomar Santoro, grupo Transa Poética, Tati Guerra, Afrânio Botelho e diversos outros que estiveram encantando nessa Semana Cultural. Vamos sair para a rua e compartilhar dessa movimentação cultural em Montes Claros – conclui Aroldo.
PROGRAMAÇÃO
Data: 13/03/2009
Local: Auditório Candido Canela – Centro Cultural Hermes de Paula
Horário: 20h
Atrações: Grupo de Dança TIM ArtEducação, Studio de Ballet Jaqueline Pereira, Balé de Câmara de Montes Claros – direção Adriana Camargo e participação especial de Davdson Xavier, Fabian Queiroz e Rejania Brito e Studio Paulo Di Tarso.
Data: 14/03/2009
Local: Praça Bailarino Igor Xavier – Morada do Parque
16h – instalação: Intervenção urbana – Letra-se!, de Lara Araújo.
16h30 – Aulão para 3ª idade: Alongamento e exercícios – Kátia Egito e Simone Xavier.
17h – Aulão de Dança Popular – Fabian Queiroz e Rejania Brito.
18h – Aula de Yoga e apresentação de mantras – Renilson Durães; Charles oliveira; Núbia oliveira e Drika Oliveira.
19h – Apresentação – Imagens de Igor.
19h30 – Poema – Adilson Cardoso.
20h30 – Apresentações musicais: The Dragons, 3ª Margem, Rotha 43, Capitão Mostarda e Os Hotdogs, Capitão Turco, Mortalha, Umeazero, Taís Fread, Herbert Lincoln, Jukita Queiroz, Wagner Black, Bob Marcilio, Bob Blue, Fred Gonçalves e Felipe.
Data: 15/03/2009
10h – Apresentação de Capoeira dos alunos do projeto Viver sem barreiras, na Feira de Artesanato, na Praça da Matriz.
19h – Missa em Ação de Graça na Paróquia São Pedro, Morada do Parque.
19h30 – Apresentação: Mentiras atrás do pano – Texto de dramaturgia coletiva – Grupo Olho de Gato. Local: Auditório Candido Canela – Centro Cultural Hermes de Paula. Preço: R$3,00.