Logotipo O Norte
Segunda-Feira,22 de Setembro

Sentimentos transmitidos com a música: Coral formado por crianças e adolescentes emociona as mães da Catedral

Jornal O Norte
Publicado em 12/05/2009 às 10:28.Atualizado em 15/11/2021 às 06:58.

Valéria Borborema


Colaboração para O NORTE



A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida prestou emocionante homenagem às mães no último dia 10, segundo domingo de maio, especialmente a elas dedicado. Com participação de cerca de 600 pessoas, a missa das 9h foi encerrada com apresentação do Coral Santa Cecília, composto de 40 crianças e adolescentes que, todos sábados de manhã, reúnem-se com o pároco, Padre Dorival Souza Barreto Júnior, na construção do Centro Paroquial João Paulo II, para receber aulas teóricas e práticas de canto. O grupo entoou três músicas, duas em louvor a Maria, mãe de Jesus, a quem os católicos lembram com particular fervor durante o mês de maio, e uma para as mães de modo geral, também presenteadas com o tradicional “Parabéns pra você” e uma bênção específica, concedida por Padre Dorival Barreto, que presidiu a celebração eucarística.



(foto: DIVULGAÇÃO)


null


Coral Santa Cecília faz emocionante homenagem às mães.



Na homilia, o sacerdote ensinou que a Igreja, ainda no tempo pascal, numa preparação para a Festa de Pentecostes – que, neste ano, será no dia 31 de maio – convida homens e mulheres a testemunharem Cristo ressuscitado na sociedade, principalmente numa data como o Dia das Mães. “Todo dia é dia da mãe, do pai e do filho. Mas nós sentimos a necessidade de ter um dia especial para demonstrar nosso afeto a uma pessoa muito querida”, comentou para afirmar que a palavra de Deus expressa na Bíblia e na Sagrada Tradição, duas fontes de revelação que a Igreja Católica legitima, orienta a família a caminhar na fidelidade aos desígnios do Criador.



CORAL



O Coral Santa Cecília existe desde o final de 2006 e faz constantes apresentações em celebrações e eventos da Paróquia da Catedral. Vale informar que Santa Cecília é padroeira dos músicos. Não há detalhes comprovados de sua vida, embora se aceite que teria pertencido à nobre família romana dos Metelos, filha de senador romano, cristã desde a infância e martirizada entre os anos 176 e 180, sob o governo do imperador Marco Aurélio.



BANDA



Mas a Paróquia da Catedral ainda mantém a Banda Marcial, que visa evangelizar e socializar crianças e adolescentes (de 9 a 14 anos), por meio de sua inserção nos meios cultural, religioso e artístico. Eles aprendem que tocar um instrumento musical exige disciplina e dedicação de tempo e são capacitados numa atividade profissionalizante, que lhes pode abrir portas no mercado de trabalho. A banda começou a funcionar há dois anos, embora esteja temporariamente paralisada. Padre Dorival Barreto informa que a reativação das atividades ocorrerá em breve, após reunião com os professores, que dão aulas de bombardino, tuba, trompete, flauta transversal, clarineta, trombone, bumbo, caixa de percussão e prato.



DOM JOSÉ ALVES



O Coral Santa Cecília e a Banda Marcial pertencem à Associação Dom José Alves Trindade, que tem o objetivo de desenvolver ações voltadas para a promoção da pessoa humana. A entidade, porém, já gerou outros frutos como a Obra do Berço Menino Jesus, que ajuda recém-nascidos carentes, nos hospitais Universitário Clemente Faria e Aroldo Tourinho. A Associação Dom José foi idealizada pelo Arcebispo Emérito Dom Geraldo Majela de Castro e implantada por Padre Dorival Barreto há quase três anos.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por