Michelle Tondineli
Repórter
A guitarra clássica, também conhecida como violão, é um instrumento acústico com cordas de náilon, concebida inicialmente para a interpretação de peças de música clássica. O corpo é oco e feito de várias madeiras diferentes. O braço possui trastes que a tornam um instrumento temperado. As versões mais comuns possuem seis cordas de náilon, mas há violões com outras configurações, como o violão de sete cordas e o violão baixo, com quatro cordas afinadas uma oitava abaixo das quatro cordas mais graves.
O Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez realiza a Semana do violão de hoje até o dia 27, às 19h, no Teatro de Arena do Conservatório. De acordo com a organizadora do evento, Rosângela Rodrigues, a Semana do violão tem o intuito de apresentar os alunos da musicalização do 4° ao 5° ano, e os alunos de 5° ao 8° ano.
- São adolescentes e adultos que se apresentarão por etapas. Na segunda a apresentação é dos alunos de musicalização. Terça, quarta e quinta é dividido por turnos, matutino, vespertino e noturno. Sexta é por conta de um professor, para apresentar os alunos dele, que infelizmente não apresentou na semana da cultura, afirma.
A professora ainda explica que a semana do violão esta em seu primeiro ano, e tem o objetivo de apresentar os alunos para a sociedade e familiares.
- Além de mostrar o que eles aprenderam durante o ano, por isso temos esta apresentação. A única data especifica que temos é formatura, que será no dia dez de dezembro. Uma vez por ano, é realizado um encontrão, de alunos misturados, no meio do ano, afirma.
Rosângela conta que os alunos não ficam parados durante o ano, por isso, vai realizando apresentações esporádicas.
- Alguns de nossos alunos já tiveram experiência no palco, devido a estas apresentações. Outros não quiseram nem participar das apresentações, por vergonha ou medo. Queremos mostrar para eles e seus familiares o quanto é valioso a música em que aprendem quando freqüentam as aulas, revela.
O repertório é dividido entre música popular, rock, sertanejo e regional. Rosângela diz que serão cerca de oito a dez músicas apresentadas por noite, com cerca de 100 alunos.
- Algumas músicas terão solo dos alunos que mais se destacarem. Seja na voz ou no instrumento. Os alunos envergonhados ficam com papel pequeno por opção e por ainda não acreditarem neles, ressalta.
O jovem aprendiz Leandro Gonçalves Santos está no seu primeiro ano no conservatório e gosta das aulas.
- Minha expectativa é de aprender muito sobre violão. Estou ansioso para apresentar, já subiu no palco uma vez, senti frio na barriga, mas estou preparado. Espero que quando crescer possa trabalhar com música e acredito que não seja difícil tê-la na vida, afirma.
Já Matheus Faria Magalhães, também no primeiro ano, as aulas são agradáveis e divertidas, aprendendo mais a cada dia.
- Já sabia tocar violão antes com meu pai, sempre ia aprendendo. Faço flauta no conservatório também, e não estou tão ansioso para a apresentação. Acho que vou me sair muito bom, e já tenho experiência de palco. Preparação é o que não falta, ressalta.
A professora Rosângela acredita que em Montes Claros é dificil viver de música, mas alguns alunos com Sérgio, da dupla Sérgio e Rodrigo fazem sucesso.
- Algumas mentes de pessoas são abertas e fechadas, e são poucas valorizadas. Quem já conseguiu, foi com muita luta, e quando gostamos não tem jeito de largar. Tem alunos que não sabiam nada e este ano tomaram gosto e estão tocando maravilhosamente. Os alunos ficam aqui a maioria porque gostam, que querem mesmo a musica e se esforçam para aprende-la. Alguns outros só fazem aula porque os pais queriam, e para agrada0los, infelizmente nem trabalham com musica quando formam, finaliza.
A entrada é gratuita. Outras informações (38) 3221–4466.