Semana da cultura do conservatório com MPB, samba e muito ritmo

Jornal O Norte
04/11/2008 às 10:35.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:49

Samuel Fagundes


Repórter

A cantora e compositora, Renata Figueiredo se apresenta nesta quarta-feira, 5, a partir das 21h no Centro cultural Hermes de Paula. A apresentação faz parte da programação da 21ª Semana da Cultura do Conservatório estadual Lorenzo Fernandes.




Além de cantora e compositora, Renata dá aulas de


violão e percepção 
(foto: XU MEDEIROS)

Renata é natural de Itambacuri e veio para Montes Claros porque passou no vestibular da Unimontes, em 2002, pelo curso de Artes. Desde criança tocou em eventos de escolas e participou de festivais, mas passou a se apresentar profissionalmente somente quando chegou à cidade. Aqui, ela fez shows com algumas pessoas, chegando até a formar um grupo, mas hoje faz um trabalho solo sempre acompanhada pelos músicos Liliane Queiroz, no contrabaixo, Andressa, na percussão e Olden Hugo na flauta.

INFLUÊNCIA

A influência musical de Renata veio de sua família que, segundo ela, é de seresteiros. A cantora e compositora conta que desde criança passava a noite os ouvindo tocar e cantar.

- Além de ter crescido com a música, eu tenho algumas influências. Tem vários artistas que eu admiro muito, como a Rita Lee, Marisa Monte, Zeca Baleiro, Lenine, Djavan, Vander Lee. Para meus shows, eu busco misturar o que eu gosto de tocar com o que as pessoas gostam de ouvir, então fica um repertório que às vezes as pessoas não conheciam, mas passam a conhecer e a gostar também - revela Renata.

EXPECTATIVA

Para a apresentação de quarta-feira, além dos músicos que sempre a acompanham nos shows, a artista ainda terá a participação de Arley na percussão, Saulo Leoni no teclado, e Olden Hugo na flauta, Ananias no clarinete, além de algumas pessoas que foram convidadas para cantar. Serão treze músicas, todas de autoria de Renata que diz estar com uma boa expectativa para a apresentação.

- Minha expectativa é boa, espero que todos que eu convidei apareçam e gostem. Eu convido toda essa galera que gosta de música alternativa, de MPB, quem tem samba no pé. Podem ir que vão gostar e também quem apóia o trabalho autoral com certeza vai gostar muito do que vai ver e ouvir.

Nos seus shows Renata tem mesclado algumas músicas de sua autoria com covers, procurando fazer um repertório com as músicas que o público já está acostumado a ouvir e colocando uma ou outra que é sua no meio desses covers.

- Eu não deixo de tocar o meu repertório de bar, mas coloco uma música ou outra de algum artista que o público não conhece e até músicas minhas, mesmo. A aceitação tem sido muito bacana - explica a cantora.

AMOR A HUMOR

Renata conta que suas músicas falam desde amor a humor e que o motivo dessa variação é como ela, que não veste a mesma roupa todo dia, e que também não gosta de tocar e falar das mesmas coisas sempre.

- Cada dia você acorda de um jeito, uma hora está alegre outra está triste, em outro momento você está de bom humor, as músicas então tem essa variação também. Não é sempre que eu estou romântica para falar de amor, por exemplo, às vezes estou mais engraçada, ou mais introspectiva, uma coisa mais de pensar na vida. Então minhas músicas têm todas essas questões, falam desde amor a humor. Eu não visto a mesma roupa todo dia, então eu não gosto de tocar o mesmo estilo sempre - afirma Renata.

Ela conta que ao contrário de muitos artistas, dificilmente faz a música em partes. A música surge em sua cabeça muitas vezes quando ela está brincando com o violão e a idéia aparece e vai crescendo num todo. Então, já pensa na melodia que traz um sentimento a ela, e que a partir disso decide o que quer falar com aquele som.

CD

A cantora e compositora revela que pretende lançar um CD só de músicas próprias no final do ano. O CD terá dez músicas, com estilos como samba, funk, ijexá, que é um ritmo africano, mas terá de tudo um pouco e da mesma forma que contará com variação de ritmos terá também variação de temas, desde amor a humor. Renata conta que já havia gravado um CD anteriormente, porém com músicas de outros artistas, uma coisa mais caseira. Para ela, lançar esse disco com músicas de sua autoria é uma maneira de atender aos pedidos dos seus pais que não moram com ela e também é como se fosse seu primeiro filho.

- Eu comecei a compor músicas, quando foi crescendo o número, meus amigos começaram a falar que já dava para fazer um CD. E como eu não moro perto da minha família e trabalho com música, o resultado que eles acabam esperando e cobrando de mim é isso. Então, é uma forma de atender aos amigos, aos meus pais e às pessoas que estão longe, e para mim é como um primeiro filho. Gravar um CD não é um trabalho barato, porque tem a gravação das músicas, a parte gráfica e toda a produção do CD. E como é uma coisa muito independente, não é tão simples assim. O que mais dificulta é a falta de apoio.

FALTA DE APOIO

Renata conta que em Montes Claros tem muitos artistas com um trabalho legal, mas falta espaço e apoio e por esses motivos a maioria dos músicos da cidade acaba tendo que ter outra profissão, além de tocar.

- Falta apoio e principalmente espaço, ainda mais para quem quer viver de música e se manter de música, por isso o artista acaba tendo outras profissões. Geralmente quem toca faz porque gosta. Você pode contar nos dedos quem faz para ter retorno, a maioria do pessoal toca por paixão mesmo.

SERVIÇO

A apresentação tem entrada gratuita e começa a partir das 21h. Confira a programação da Semana da Cultura.

PROGRAMAÇÃO 21ª SEMANA DA CULTURA DO CONSERVATÓRIO

04/11 - TERÇA

18:00 – Inauguração oficial do prédio do Conservatório


21:00 - Tom da Terça – Projeto Cantoras do CELF – Nayanne Matozinho e convidados

05/11 - QUARTA

08:40 – Apresentação dos alunos de sopro


09:30 - Apresentação dos alunos de musicalização


14:40 - Apresentação dos alunos de musicalização  


19:30 – Quarteto de violões e Camerata de violões da Unimontes


21:00 – Renata Figueiredo e convidados    

06/11 - QUINTA 

08:40 – Alunos de violão- Choro didático


09:30 – Encontro didático dos alunos de violão


15:40 – Concerto de piano


16:00 - Grupo Salão de beleza     


20:00 – Grupo Sertão mineiro

07/11 - SEXTA 

08:40 – Instrumental Geraldo Paulista


14:40 – Teatro musical


20:00 – Coral Lorenzo Fernandez - Regência: prof. Fábio Carvalho


20:30 – O olhar de Deus- Show de música sacra

08/11 - SÁBADO

20:30 – Instrumental Geraldo Paulista – Pré-lançamento do CD Primeiro choro

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por