O artista plástico Marcos Leite vai expor seu trabalho na Galeria Godofredo Guedes, no Centro Cultural Hermes de Paula até dia 10 de maio em Montes Claros. A mostra que leva o nome de Felicità é um brinde a felicidade carregada de bons fluídos, é uma perfeita harmonia entre o novo e o velho, entre o pop e o antigo.
- Uma nova forma de levar a felicidade às pessoas - afirma Leite.
Um dos quadros do artista:
Um brinde à felicidade!
As telas, todas, com cores vivas trazem a singularidade de Mirabela e a grandeza de Montes Claros. As duas cidades do artista.
- Eu tenho Mirabela e Montes Claros em meu coração - diz.
As 20 telas são protagonistas da exposição. Leite diz que não há uma tela melhor que a outra ou uma tela que seja mais importante. Suas obras têm origem na regionalidade sertaneja, em símbolos e pessoas que transmitem este sentimento. A técnica utilizada nos trabalhos é acrílico sob tela ou painel.
VIDA
O artista fez aulas de pintura em óleo sobre tela, desenho e esculturas no Conservatório Estadual Lorenzo Fernandez.
Marcos Leite é graduado em Enfermagem e especialista em acupuntura. Mas é na arte que ele encontra a felicidade. Aos 28 anos se consagra como um novo membro da arte catrumana. É artista congênito, sempre desenhava em papel de embrulho ou fazia esculturas em argila desde criança. Sua mãe também era artista e o incentivo foi um presente deixado por ela que faleceu há quatro anos.
O artista cursou enfermagem em Vassouras e durante esse período participou de mostras coletivas e individuas nas cidades do Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis e Vassouras.
Ele diz que esse período na faculdade foi importante para a realização de inúmeras pesquisas na área artística. Ele acredita que naquela época muitos conceitos caíram por terra e outros suscitaram. Foi isso que gerou um novo modo de pintar.
- Congrego o NAIF com o POP” -, fala. Um estilo próprio criado pelo artista. Tudo para valorizar as riquezas da nossa região - explica.
ESTILO
O diferencial de Leite é que ele reúne o primitivo com sua porção totalmente pop. Naif é um estilo primitivo, próximo do que a pessoa vê, lembra Leite. Ela acredita que desenvolveu seu próprio estilo por causa a inspiração.
- Não há Nenhuma dificuldade para compor meus trabalhos, tudo me inspira, capto todas as informações a mim transmitidas e converto em arte – conta.
Marcos Leite participou da Semana de Igor Xavier de 2009 durante a mostra coletiva.
EXPECTATIVA
Ele esta confiante no sucesso de Felicità, sua primeira coleção individual no Norte de Minas. Ele promoveu no começo dos anos de 2000 uma exposição em Vassouras, cidade que residiu durante anos. (Da Assessoria do artista)