Márcia Braga
Colaboração para O NORTE
Sob o patrocínio da TintaCon FreioPeças e produção da Fulô Comunicação e Cultura, a artista plástica Raquel Monteiro mostra, a partir desta terça-feira, na Galeria de artes do Centro Cultural, seus mais recentes trabalhos na instalação Divinos mestres.
Embalada pelas cores, sons e magia das Festas de agosto, com seus catopês, marujos e caboclinhos, Raquel Monteiro retoma uma das características principais do seu trabalho, que é o de transformar material reciclável em arte. Assim, surgem na exposição linhas, bordados e palavras. Raquel explica que a obra é toda intuitiva, sem grandes projetos.
- A construção é de arteira, sendo a memória a condutora do fazer, o objeto plástico - diz a artista.
São técnicas simples como o fazer manual, tecer, bordar, costurar. Raquel Monteiro relembra a cultura popular, com suas festas religiosas, que são vivas no Norte de Minas. Fazem parte da instalação estandartes, oratórios, mantos, linhas, fitas e bordados, que homenageiam e procuram fazer vivenciar as Festas de agosto.
A artista plástica Raquel Monteiro é bacharel e licenciada em Educação Artística pela Universidade de Uberlândia (MG), e em Montes Claros desenvolve oficinas, cursos e projetos socioculturais de arte-educação, sensibilização e instrumentalização com crianças, adolescentes e professores. Sua arte contemporânea inspira-se nas obras de Arthur Bispo do Rosário.