Reconhecido como o maior movimento
dedicado à poesia no país,
o 21º Salão Nacional de Poesia
Psiu Poético acontece de
4 a 12 de outubro, promovendo a
leitura e a produção literária,
com participação de toda a comunidade
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte
Está tudo pronto para a realização da 21ª edição do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, que acontece, anualmente, em Montes Claros. A programação começa no dia 4 de outubro, Dia Municipal da Poesia e, até o dia 12 de outubro, realiza um série de atividades, tendo como tema a poesia e a literatura de um modo geral.
Segundo o curador do projeto, o poeta Aroldo Pereira, foram recebidas centenas de trabalhos.
- Infelizmente não conseguimos incluir todos os trabalhos inscritos, mesmo tendo uma programação de nove dias seguidos. Esperamos que todos participem e prestigiem o evento e, juntos, possamos, mais uma vez, celebrar a poesia – diz.
O cantor e compositor Cori Gonzaga apresenta a performance
musical Princesa do Norte, na noite de abertura do Psiu Poético
(foto: Wilson Medeiros)
Aroldo ressalta que os poetas visitantes terão alojamento disponível no colégio Marista São José, sendo necessário trazer apenas roupas de cama e material de uso pessoal. As informações sobre o alojamento podem ser obtidas com Marilene, Jussara e Irmão Benedito Odeto de Lima, pelo telefone (38) 4009-6050, ou pelo endereço: Rua Padre Champegnat, 81 - Roxo Verde/ São José.
- Vamos trabalhar para que tudo aconteça da melhor forma e que o 21º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético seja o maior dessas duas décadas de história – completa.
HOMENAGENS
Segundo Aroldo Pereira, a cada edição, o Psiu Poético rende homenagem a poetas que se destacam no cenário nacional e que, na edição deste ano, o destaque é a poesia produzida pela mulher brasileira.
- Vamos fazer da poesia da mulher brasileira o principal destaque, porque percebemos que as diversas publicações do país têm jogado luzes basicamente nas publicações masculinas, daí, queremos unir o signo da poética feminina. O Psiu Poético desse ano também faz parte da programação continuada de comemorações do sesquicentenário de Montes Claros – explica o poeta.
Realizado pela secretaria de Cultura em parceria com a Unimontes, neste ano, o projeto homenageia as poetas Leila Míccolis (Rio de Janeiro/RJ), Alice Ruiz (Curitiba/PR), Thaise Diaz (Montes Claros/MG), Amneres (Brasília/DF), Virna Teixeira (Fortaleza/CE), Olívia Ikeda (João Pessoa/PB) e Diana de Hollanda (Rio de Janeiro/RJ).
- São poetas contemporâneas e plurais, cada uma com seu estilo e conceito, que vêm produzindo e contribuindo para o avanço da atual poesia brasileira. Com essas homenagens, o Salão Nacional de Poesia Psiu Poético procura dar ênfase a essa produção marcada pela vitalidade e diversidade nesse conturbado início de século, além de proporcionar novos e diferentes olhares no extrato poético brasileiro – ressalta Aroldo.
Criado pelo grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, em 1987, o salão vem promovendo, ao longo de 21 anos consecutivos, diversas atividades literárias e culturais, atraindo a atenção de poetas, escritores e artistas de todo país.
- Por aqui já passaram importantes nomes da literatura brasileira, abrindo espaço para as diversas experiências de linguagem no campo da poesia que se produz no país e no mundo completa o curador.
Além da poesia, durante o Psiu Poético, também são realizados shows musicais, palestras, debates, passeatas e diversas atividades que fomentem a leitura e a produção literária, com participação de escolas da rede pública, faculdades e universidade.
Com o tema Montesclaroscidadeimaginária, o Psiu Poético acontece de 04 a 12 de outubro, promovendo um amplo diálogo poético com a comunidade.Mais informações pelos telefones: (38) 3229-3458/3229-8547/9112-7011.