Psicologia e música na vida de Maria Rita

Jornal O Norte
Publicado em 22/05/2009 às 11:09.Atualizado em 15/11/2021 às 06:59.

Michelle Tondineli


Colaboração para O NORTE



A montes-clarense Maria Rita Tupinambá, cantou nos bares da cidade cerca dez anos, hoje, ela marca a presença definitiva de que Maria Rita e os Barulhos possuem potenciais. As prévias de seus shows acontecem no Empório Canadá, no Taberna Roots e nas regiões da cidade como Milho Verde, Francisco Sá, Diamantina e outros.



(foto: DIVULGAÇÃO)


null


Maria Rita canta com paixão.



Além da bela voz, leva no sangue as origens artísticas desde criança de seu pai e sua mãe. Ela até brincou que nenhum bar em que tocou existe hoje, deve ser por causa dela.



- Comecei a tocar nos bares da cidade quando tinha 15 anos. Isso porque meu pai me educou escutando Chico Buarque, cantava nas festinhas em casa, pra um amigo, familiar ou namorado, e com 15 anos isso fervilhava em mim - revela.



PÚBLICO



Maria Rita tocava de quinta a domingo nos barzinhos da cidade. O público parecia gostar, e marcava sempre presença. Ela conta que os cantores da época eram muito bons, como Lindomar Coimbra, Bianca Loraz, o pessoal do conservatório que saia da música erudita e outros.



- Para mim foi ótimo como cantora, para abrir meu leque de relacionamentos com profissionais, pois, na época era muito difícil ter pessoas tocando em barzinho, os que tocavam eram sempre os mesmos - afirma.



SONHO



O vestibular tentado por Maria Rita na adolescência foi o vestibular de Música, como ela não passou tentou o vestibular de Psicologia, exercendo atualmente a profissão.



- Ainda bem que não passei no vestibular de música, se não minha mãe e meu pai podiam ter morrido - brinca.



Em seu repertório a preferência é sempre para releituras de bons artistas consagrados como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa, Maria Rita e vários outros. Após algum tempo longe dos palcos, Maria Rita está de volta com um projeto belíssimo de releituras de perolas da música popular brasileira em formato acústico, o qual obteve total aprovação dos presentes na prévia de lançamento.



- Eu amo Chico Buarque, fui criada ouvindo o som dele, mas a gente faz uma releitura da Rita com o som dele, e fica uma música bem gostosa e apresentável, uma música que marca - lembra.



Maria Rita ressalta a satisfação de estar voltando para os palcos de Montes Claros, após oito anos de pausa na carreira musical. Segundo a cantora é um imenso prazer voltar aos palcos de Montes Claros e receber tamanha forma de carinho e atenção ao seu trabalho e do trio



- Acredito que a aceitação do público é a mesma desde 30 anos atrás, porque os músicos ainda são os mesmos. E como trabalhamos muito a releitura, o públicos torna-se pessoas mais velhas ou de nossa idade. Mesmo os adolescentes acham no inicio é coisa de velho, mas depois aprendem a apreciar a música – conta.



PROJETOS



Em parceria com o trio “Os Barulhos” composto pelos músicos Beu Viana no violão e guitarra (além de autor de composições do repertório), Fabio Passos e Mateus Sizilio nas percussões. O trio mostra que o nome do trio é um contraste com a sonoridade proporcionada pelo instrumental e pela percussão dos músicos.



- Voltei a tocar pela família e amigos que sempre pediam para cantar, e por aqueles amigos que eu via no palco e sentia vontade de estar lá. Hoje, pretendemos gravar um EP para este ano, e já temos a gravação de algumas musicas. O Beu é um excelente compositor e músico, pretendemos gravar oito faixas até o final do ano - revela.



O projeto trata-se de uma nova proposta de releituras de obras de profundo bom gosto, pois estão sendo agendadas apresentações nas principais casas da cidade, que logo se estenderá para as estradas dos estados brasileiros, pois, já está sendo planejada a gravação do seu primeiro EP autoral, com parte das composições do músico Beu Viana, é uma inserção em várias vertentes da cena de música atual, pois em Montes Claros a meta consiste em apresentações que mostrem para o público que o “músico da noite” não pode ter a função de “trilha sonora de refeições” e sim ter a atenção do público para conhecer o novo trabalho.



- Parar de novo não, falo com o Beu que é difícil conciliar o trabalho, casa e família, e a gente vai andando devagar para não ficar parada, eu estou me realizando dessa vez como artista. Gravar uma música bem produzida, divulgar a música na internet, a aceitação dos amigos, concentrar em fazer mesmo shows na hora certa, pra pessoas que gostem mesmo, não adianta fazer show de quinta a domingo e o público enjoar ou não gostar do meu trabalho – ressalta.



PSICOLOGIA E MÚSICA



A cantora conta que ama as duas profissões e é difícil escolher qual delas ela prefere. Mas não esconde a grande afeição pela música.



- Não posso dizer que os dois pesam o mesmo. O psicólogo pesa mais, pela formação, pelo diploma. A música é uma coisa muito complexa, ela carrega mensagem. A Maria Rita é psicóloga fora do consultório também, e cantora só nos shows, nos bares. A música a marca mais, quem sabe um dia eu não tenho um diploma pra acompanhar o de psicologia? – diz.



Já na cena autoral e independente que possui um leque maior de circulação em cidades de vários estados do Brasil a proposta tem espaço muito amplo e com a consolidação da gravação das obras irá romper as barreiras estaduais. É mais uma vez os artistas de Montes Claros mostrando o que tem de melhor na nossa cultura local e os talentos que se multiplicam gradativa e expressivamente.



CONTATO



Para contratar um show da Maria Rita, basta ligar para o empresário Fabio, pelo telefone (38) 9911-4344, e o assessor de imprensa Rodrigo, telefone (38) 3084-3782.



AGENDA



Neste fim de semana Maria Rita e os Barulhos se apresentam na sexta-feira dia 22 no Taberna Roots, ás 22 horas, entrada custa R$ 2,00.



E na próxima semana, no dia 29, Maria Rita fará participação em um show com a banda Tatarana Trio no Festival Natural que acontece no Serra Grill.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por