Logotipo O Norte
Quarta-Feira,27 de Novembro

Prossegue Mostra Tarantino no Cinema Comentado

Jornal O Norte
10/01/2008 às 11:27.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:22

Márcia Braga


Especial para O NORTE

O Cinema Comentado Cineclube, um projeto da Secretaria Municipal de Cultura, prossegue neste sábado, dia 12 de janeiro, com a mostra de filmes do diretor Quentin Tarantino. O Cinema Comentado acontece na sala Geraldo Freire, ao lado da Câmara Municipal, a partir das 19h e a entrada é gratuita. Logo após a sessão tem bate-papo com a platéia.

O FILME

Vencedor do Oscar de roteiro original, Pulp fiction-tempo de violência (1994) é um filme inventivo, aclamado pelo público e consagrado pela crítica. Três histórias são apresentadas de forma não cronológica ao público. Em uma, conhecemos Vincent Vega e Jules Winnfield, dois mafiosos encarregados de fazer uma cobrança, que termina em chacina. Na outra história, Vincent deve levar a mulher de seu chefe para se divertir enquanto ele viaja. Por último, conhecemos Butch Coolidge, o boxeador que deve “entregar” uma luta, mas surpreende a todos: vence e foge com o dinheiro da aposta para provar o seu valor.

O grande trunfo de Quentin Tarantino é a apresentação de sua trama de uma forma completamente não linear, sem um tempo definido para servir de base e, mesmo assim, a platéia não se perde dentro da narrativa. O suspense captura a atenção do espectador e a montagem das seqüências dá uma “identidade especial” ao filme. A articulação entre montagem e narrativa fundamenta o esqueleto das histórias, cujos personagens e temáticas se intercalam e comunicam de forma envolvente.

O roteiro destaca-se pela abordagem peculiar de assuntos delicados e controversos. Os diálogos são fortes e extremamente bem construídos, na maioria das vezes apresentando um humor negro sobre temas ações que não deveriam ser engraçados – como a naturalidade com que drogas e violência são tratadas no dia-a-dia dos personagens. Num elenco formado por estrelas e astros, as interpretações se apresentam brilhantes com merecida relevância para John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman, Harvey Keitel e Christopher Walken. Outro ponto forte da produção é a trilha sonora de rock e surf music selecionados pelo próprio diretor.

Pulp fiction-tempo de violência é uma obra genial que trafega entre a grandiosidade e pretensão sem fugir das inovações e da ousadia. É, talvez, um dos filmes de maior influência (e referência) na cinematografia mundial: o estilo e os maneirismos de Tarantino já geraram uma série de seguidores e imitadores. Inspirado nas ficções policiais de “segunda categoria” (os famosos “pulp fiction”), o filme surpreende os espectadores e mostra a criatividade dinâmica do cinema.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por