Michelle Tondineli
Repórter
A peça Sai de cima, do grupo Culturart fica dois dias em cartaz no Centro Cultural Hermes de Paula, hoje, quarta-feira, e amanhã. O ingresso custa R$ 5, e a censura é de 14 anos. Segundo o diretor Gilberto Ribeiro, a peça é uma comédia que trata de forma irreverente e divertida temas polêmicos e interessantes, como a homossexualidade, o preconceito racial, social e cultural.
- Tudo isso diante da sociedade. Desta forma, nós buscamos um pouco de comédia, retratando a história de um bilhete da mega sena premiado. E, aí, o personagem que faz o papel de homossexual está numa conversa com um amigo, quando descobre que o bilhete deles foi o premiado. Mas como eram vários amigos, eles ficam naquela busca de quem ficou com o bilhete premiado. São oito personagens ativos, além da produção e cenário - explica.
Peça Sai de cima entra em cartaz no Centro Cultural.
O diretor ainda fala que o cenário é dividido em dois, entre portas existe uma sala com um sofá, e uma copa com uma mesa de jantar.
De acordo com Gilberto, o grupo tem cinco anos de fundação e, nesse período, todos eles estão trabalhando em prol do teatro para Moc.
- O grupo foi fundado porque realizávamos apresentações em igrejas, e aí fomos crescendo e nós resolvemos expandir mais um pouco. O grupo já tem uma diretoria responsável e está em processo de registro. Porém, só eu sou profissional. Para melhorar o nosso grupo, os atores estão em processo de profissionalização, fazendo curso que está sendo oferecido pela Aarted – diz Gilberto.
Ele explica que o Culturarte escolheu a comédia por ser um gênero que dá maior retorno, e por fazer parte das melhores apresentações.
- Este nome (Culturarte) foi selecionado em votação entre os integrantes do grupo, mas é importante destacar a cultura e a arte, e fizemos essa função. Junto com a diretoria do grupo nós temos 15 pessoas - conta.
Os ensaios acontecem domingo à noite, pela melhor disponibilidade de cada integrante, na Pastoral da criança do Bairro Santos Reis. Quem quiser participar do grupo deve passar por um processo de seleção.
- Pedimos a idade acima de 14 anos, por ser mais fácil de trabalhar e ter uma maturidade maior para compreender os textos. A seleção acontece quando marcamos com o interessado uma apresentação, e fazemos uma seleção dinâmica com o grupo, para soltar a pessoas. Pois, às vezes, a pessoa é boa para gravar texto na memória, mas é tímida, e nós trabalhamos para melhorar sua performance - frisa.
Gilberto afirma que nos dias atuais não daria para viver só de teatro, sendo uma situação diferente e complicada.
Para mais informações sobre o grupo, contratação e participação, ligar para Gilberto no celular (38) 9919.4274.