Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Continua em cartaz os espetáculos da 6ª Mostra de Teatro de Montes Claros, que acontece no Centro Cultural Dr. Hermes de Paula desde o dia 06 de julho e vai até o próximo dia 29. Neste sábado, 21, o grupo Culturart apresenta a peça As viúvas do ressuscitado, comédia que estrelou a 5ª Mostra, em 2006, com um público recorde.
De volta aos palcos, segundo o ator e diretor do grupo, Gilberto Ribeiro, a expectativa é que neste ano a peça volte a atrair grande público.
Nos palcos há dezesseis anos, Gilberto Ribeiro diz que o teatro é um desafio a cada espetáculo
(foto: Wilson Medeiros)
Fundado em 2004, o grupo teatral Culturart conta, atualmente, com 20 integrantes. De acordo com Gilberto, 43 anos de idade, 16 como ator, o grupo foi criado com o objetivo de ampliar o campo de atuação.
- Comecei no teatro através de um grupo de jovens da comunidade do Santos Reis e, durante 14 anos, participei do grupo Caminhos encenando a paixão de Cristo, com apresentações no centro cultural e em igrejas da cidade. Como queria atuar em outras linguagens teatrais, como a comédia, principalmente com peças que contribuíssem para a formação das crianças da comunidade, com apresentação em escolas, formamos o grupo Culturart. Estamos juntos desde 2004 e desde sua fundação, o grupo sempre manteve uma agenda regular de apresentações, principalmente, junto à comunidade do Grande Santos Reis – conta o ator.
Gilberto diz que, para se manter, além de espetáculos a preços simbólicos, o grupo promove bingos, feijoadas, buscando recursos para custear figurino, maquiagem e cenário.
- Ensaiamos na própria comunidade e, na maioria das vezes, nos apresentamos no bairro. É uma forma de levar entretenimento e promover a inclusão cultural da comunidade, através de nossos espetáculos - ressalta Gilberto, que diz estar se preparando para criar um grupo de teatro de bonecos.
A comédia As viúvas do ressuscitado revela um mundo repleto de surpresas e intrigas. Após um assalto, se fingindo de morto, o falecido é velado por várias viúvas, todas de olho no seu testamento. Segundo Gilberto, o espetáculo é uma crítica à banalização das relações entre as pessoas, cuja base tem se alicerçado no puro interesse material. Apesar do tema ser motivo de reflexão, Gilberto diz que a peça em nenhum momento deixa de ser hilária.
Com cerca de uma hora de duração, o espetáculo vai ao palco em duas sessões no sábado, às 19h e 21h, acontecem na sala Cândido Canela do Centro Cultural Dr. Hermes de Paula, dentro da 6ª Mostra de Teatro. Os ingressos têm preço único de R$ 3,00.
_____________________________________
Mostra de Teatro - Grupo Culturart
Espetáculo: As viúvas do ressuscitado
Data: Dia 21 de julho
Local: sala Cândido Canela do Centro Cultural Dr. Hermes de Paula
Endereço: Praça da Matriz – Montes Claros/MG
Ingressos: R$ 3,00