Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Em ritmo acelerado, a cidade se prepara para o início das Festas de Agosto. As ruas em torno da Praça da Matriz já estão enfeitadas com as cores dos ternos de Catopês, Marujos e Caboclinhos e, na secretaria de Cultura, funcionários correm contra o tempo para deixar tudo pronto para o Festival e Cultura Popular, que começa no dia 15 de agosto.
Artesãs preparam a decoração para as ruas
Desde o mês passado, os festeiros promoveram uma série de reuniões, se preparando para o tradicional cortejo.
Apesar de não ter conseguido recursos junto às Leis de Incentivo à Cultura estadual e federal, o secretário municipal de Cultura, João Carlos Rodrigues Oliveira diz que a expectativa é DE que a festa atenda às expectativas da comunidade e atraia um grande público.
Como preliminar das Festas de Agosto, na noite desta terça-feira, o instrumentista e etnomusicólogo Luis Ricardo Silva Queiroz participa do projeto Palavras Idéias, onde, através do tema Pesquisa e música no Brasil: tendências, características e perspectivas metodológicas, fala sobre os aspectos relacionados à atual realidade da pesquisa em música no Brasil, refletindo sobre as tendências e perspectivas teórico-metodológicas. A palestra acontece nesta terça-feira, 14, no Auditório do CCH da Unimontes - Campus Professor Darcy Ribeiro-, às 19 horas.
OFICINAS
Também estão abertas as inscrições para as oficinas de música, que acontecem no conservatório estadual de Música Lorenzo Fernandez, até dia 19, domingo.
O grupo Tambolelê, de Poços de Caldas/MG, ministra a oficina Tambores e Sopros, no dia 15 de agosto, de 15h às 19h, com a proposta de resgatar a tradição das Bandas Marciais típicas do interior mineiro e sua inserção no universo da contemporaneidade radiofônica e televisiva. Durante a oficina serão apresentadas possibilidades de variação de repertório, a criação de músicas a partir de estudos de partituras, além de instrução de manutenção dos instrumentos e o compartilhamento de vivências.
A oficina Suíte para os Orixás acontece dia 17 de agosto, de 10h às 11h30, com aulas de musicalização e percussão. O grupo belo-horizontino é formado pelos músicos Neném (bateria e percussão), Mauro Rodrigues (flauta), Sergio Aluotto (vibrafone e percussão), Guda (percussão), Ivan Corrêa (contrabaixo) e Ricardo Cheib (percussão) e, durante a oficina, apresenta um trabalho de pesquisa, composição e orquestração voltado para orquestra de cordas, flauta, percussão, bateria, vibrafone e contrabaixo. O grupo também faz show na sexta-feira, 17, às 21 horas, na Praça da Matriz.
No dia 18 de agosto, sábado, o grupo Berimbrown ministra oficina de música instrumental percussiva, com ritmos exclusivos do interior mineiro, pouco conhecidos do resto do país e do mundo, analisando suas origens e as influências da etnia africana, principalmente do povo Banto. A oficina acontece de 13h às 165h.
Todas as oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto, no Centro Cultural Hermes de Paula.
Na manhã de ontem a Boneca de Leonel - boneca imensa, de gesso e pano que, acompanhada de instrumentos, saiu pelas ruas da cidade fazendo publicidade, imortalizada por Leonel Beirão (daí o nome: Boneca de Leonel) –, percorreu o centro da cidade convidando a comunidade a participar das Festas de Agosto.
A Boneca de Leonel sai às ruas convidando a comunidade
para as festas (fotos: Wilson Medeiros)
Na noite desta terça-feira também acontece o lançamento do Festival e Encontro de Cultura Popular e Educação, que acontecem no período de 15 a 19 de agosto.