Oficinas de músicas para todos: Estão abertas inscrições para oficinas musicais que abordam desde técnicas de canto até os novos recursos tecnológicos para produção musical e análises do mercado fonográfico

Jornal O Norte
03/09/2007 às 20:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:15

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Estão abertas as inscrições para as oficinas do projeto Conexão Música 2007, que acontece em Montes Claros, de 17 a 22 de setembro.

As oficinas fazem parte do projeto Conexão Telemig Celular, que visita a cidade pelo sétimo ano consecutivo, de 17 a 23 de setembro de 2007.

Na edição desse ano, o projeto selecionou dezesseis oficinas, abordando vários temas, todos relacionados à prática musical, ministradas por importantes nomes da música mineira.

A cantora, professora de canto, preparadora vocal e diretora musical, Babaya, ministra a oficina A Voz e o Instrumento, oficina de voz para o canto popular voltada para cantores com mais de 15 anos de idade e alguma experiência comprovada. A professora utiliza exercícios vocais que proporcionam aos músculos responsáveis pela produção da voz mais qualidade, saúde, resistência e longevidade e prática de canto utilizando dinâmicas de interpretação, tendo como referência a linguagem teatral. Nesta oficina, Babaya desenvolve temas que orientam as pessoas que utilizam a voz de maneira intensa e necessitam aprender a usá-la com mais conforto, protegendo-a do uso indevido. Aliado a isso, as oficinas também proporcionam aos cantores a possibilidade de praticarem o canto em grupo. Carga horária total: 12h Vagas: 20.

O cantor Anthonio, de Divinópolis/MG, ministra a oficina Música de Corpo e Alma, voltada para músicos, cantores, atores, bailarinos e, ainda, pessoas que queiram exercitar e trabalhar de uma forma mais profunda a expressão do ser. Carga horária total: 6h Vagas: 20.

Ainda voltada para o canto, a cantora Patrícia Baptista Ahmaral, ministra a oficina Um caminho para uma voz, que, por meio de discussões teóricas e de exercícios práticos, oferece ao aluno oportunidade de identificar os mecanismos mais naturais e confortáveis para a produção da voz cantada. Com ênfase na interação corpo/voz, a idéia é permitir aos participantes um contato mais profundo com a percepção do próprio corpo e sua relação com o resultado sonoro, compreendendo o corpo como um todo como o apoio e base para a voz. Por último, a oficina propõe um breve espaço para a prática de exercícios criativos com a voz. Carga horária total: 6h. Vagas: 25.

Para instrumentistas, tem um Papo com Pé e Cabeça, com Celso Moretti, com objetivo de trabalhar a conscientização e o profissionalismo na área artística. Carga horária total: 2h. Vagas: 25; Enxadigma: Oficina Multidisciplinar de Arte, com Babilak Bah e Johnny Herno, com práticas e reflexões sobre o fazer percussivo, por meio do uso de objetos inusitados e tecnologias corporais e sonoras. Carga horária total: 10h. Vagas: 25; Choro bem Temperado, discussões sobre mudanças e diferenças a partir do novo modelo, oportunidades a serem criadas, como a música pode se beneficiar da nova tecnologia, entre outros, com Gabriel Guedes. Carga horária total: 2h. Vagas: 20; Percussão e Pífano, com Carlos Santos (percussão e confecção de instrumentos), Daniel Magalhães (pífano e confecção de instrumentos), Juliana Pautilla (percussão e dança), Mateus Oliveira (percussão); Oficina de Criação Musical - compor, arranjar, harmonizar, improvisar, tocar em grupo, ministrada pelo violonista, cantor, compositor, professor e arranjador Gilvan de Oliveira, que tem como tema a nossa música brasileira, o fazer-música, compor, arranjar, harmonizar, improvisar, tocar em grupo. Oficina criada a partir de sua experiência como músico, compositor, professor, pesquisador, arranjador, diretor musical e produtor atuante nas mais diversas áreas da atividade musical em todo o Brasil. Na oficina, Gilvan trabalha um repertório com obras dos grandes mestres da música brasileira, nos mais variados estilos, do samba ao rock do maracatu ao hip hop, das festividades populares ao erudito, tendo como objetivo especial a manutenção da nossa música, através da análise das obras e sua recriação pela prática de conjunto. Carga horária total: 9h. Vagas: 20.

Terão, ainda, Oficinas de Groove, com Eneias Xavier, e Conversa de Lavadeira, Carlos Farias e Coral das Lavadeiras.




Babilak Bah, que encerrou a programação festiva das Festas de Agosto em Montes Claros, ministra oficina com práticas e reflexões sobre o fazer percussivo, por meio do uso de objetos inusitados e tecnologias corporais e sonoras (foto: divulgação)

PALESTRAS E DEBATES

Para outras áreas da música, estão abertas as inscrições para Oficina Técnica de Iluminação no Interior, com noções técnicas de iluminação cênica, apresentadas por meio de teoria e prática, visando futura profissionalização, ministrada por Wladimir Medeiros (Grupo Galpão) e equipe, Carga horária total: 20h. Vagas: 20; Programação Musical e Gravação digital em Computador, por Fernando Gonçalves (Batata).Nesta oficina os alunos desenvolverão, junto com o professor, um projeto de programação e gravação musical em computador. Enquanto o projeto é elaborado em etapas pré-definidas, o professor ensina aos alunos as técnicas e truques da programação e gravação musical em computador. Carga horária total: 10h. Vagas: 6; Sonorização de Eventos, teoria e prática, incluindo mixagem ao vivo, equalização de salas, equipamentos, composição de riders, entre outros, ministrada por Kiko Klaus e Breno Dolabella (ex-técnico do Skank). Carga horária total: 4h. Vagas: 15.

Também serão promovidas discussões sobre a TV Digital no Brasil, abordando as mudanças e diferenças a partir do novo modelo, oportunidades a serem criadas, como a música pode se beneficiar da nova tecnologia, entre outros, coordenada por Israel do Vale (RedeMinas). Carga horária total: 4h. Vagas: 30; e Desafios e Oportunidades para o Músico Independente, abordando o efervescente mercado de música, suas novas configurações e o associativismo como um possível caminho para a emancipação, promovida pela SIM - Sociedade Independente da Música. Carga horária total: 2h. Vagas: 30.

SHOWS

Para encerar o projeto, em palco montado na Praça de Esportes, se apresentam, na sexta-feira, 21, Bala Black, Gu Brother, Cataventoré, Elisa Paraíso e Celso Moretti que convida Da Gama (baixista do grupo Cidade Negra); no sábado, 22, Concreto, Renegado, Carlos Farias e Coral das Lavadeiras, Gabriel Guedes, Gilvan  de Oliveira & Babaya e Deco Lima e o Combinado convidam B Negão; no domingo, 23, Tambor do Matição, Bilora, Juarez Maciel convida Paulo Santos e Décio Ramos (Uakti) e a dupla montes-clarense Fabiana Lima & Bruno Andrade convidam Ivan Corrêa e Serginho Silva.

INSCRIÇÕES

As inscrições para oficinas são gratuitas e podem ser feitas no Centro Cultural Hermes de Paula. Outras informações pelo telefone (38) 3229-3456.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por