Oficinas de arte atendem centro de referência do Renascença

Jornal O Norte
Publicado em 17/11/2009 às 09:51.Atualizado em 15/11/2021 às 07:17.

Michelle Tondineli


Repórter



O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Bairro Renascença, região Norte de Montes Claros, e bairros Alto São João e Cidade Cristo Rei, deu início a uma nova oficina de artes. A pintura em tecido está sendo visada pelas mulheres do CRAS como forma de relaxamento e renda.



Segundo a coordenadora do CRAS do Renascença, Ilvani Maria de Oliveira, a entidade é responsável pelo trabalho de prevenção e fortalecimento familiar.



- Nós trazemos a família para perto de nós, principalmente as que possuem dificuldade social. Nosso horário de funcionamento é das 06 às 18 horas, e às vezes ficamos sem horário para fechar. São 11 comunidades que participam do nosso polo, dentre eles Vila Regina, Alcides Rabelo, Vera Cruz, Cidade Cristo Rei, Alto São João, Tancredo Neves, Santa Lúcia, Vila Exposição, Renascença, Alice Maia e Floresta - diz.



Ilvani explica que o CRAS atende as famílias que recebem o Bolsa Família, e o Beneficio de Prestação Continuada (BPC), informando aos usuários quais direitos eles possuem.



A coordenadora conta que de forma para atender melhor a essas famílias, jovens, pais e idosos, o CRAS Renascença oferece cursos gratuitos para relaxamento ou inserção no mercado de trabalho.



- Nossas oficinas de convivência querem levar o trabalho realizado pelos jovens do ProJovem, seus pais e familiares para o mercado de trabalho. Temos oficinas de artesanato, bordado, pintura, corte e reflexão. Estamos buscando trazer oficinas como cabeleireiro e manicura, diz.



As oficinas atendem jovens de 15 a 17, idosos e crianças de 0 a 10 anos. Ilvani afirma que são cerca de 400 famílias das comunidades e 150 famílias dos jovens atendidas nas oficinas.



- As oficinas são importantes para que eles possam se socializar e conhecer uns aos outros. Alguns acreditam que levar o trabalho para o mercado de trabalho é melhor do manter as pinturas ou bordados só para a própria casa. As oficinas podem funcionar como terapia, humanização, circulo de amizade, e principalmente, que as donas de casa e vão ter a oportunidade de fazer algo diferente e de se distrair, conclui.



A chefe de promoção de trabalho e renda, Ivonilde Pimenta, informou que a capacitação, qualificação e encaminhamento para mercado de trabalho se necessário são grande preocupação da diretoria.



- O trabalho social é tão importante quanto o trabalho de promoção de renda. Para isso devemos trabalhar juntos para a realização da promoção humana. Assim, a família não precisa ser um eteno dependente do bolsa família, diz.



Ivonilde credita na melhora da renda familiar, da qualidade de vida e da melhoria da auto estima.



- Pretendemos que eles descubram o potencial que tem quando produz, tudo melhora e aflora. Já tivemos histórias de pessoas que voltaram a ler e aprender com entusiasmo após entrarem nos cursos. Estas oficinas são montadas em pontos estratégicos, que possuem vulnerabilidade social, onde fica próximo a eles - completou.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por