Logotipo O Norte
Quarta-Feira,27 de Novembro

OFICINAS ABREM ESPAÇO PARA ARTES CÊNICAS

Jornal O Norte
14/02/2008 às 11:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:25

Jerúsia Arruda


Repórter

As artes cênicas de Montes Claros voltam à cena com novo fôlego neste ano, com a realização das oficinas de acompanhamento e execução, nas áreas de dramaturgia, Cenotecnia, Cenário e Figurino e Iluminação.

Promovido pela Rede Teia de Experimentação e Investigação em Artes Cênicas, o projeto, que já esteve na cidade em 2004 e 2005, neste ano se inicia com um núcleo de investigação e termina com uma mostra, envolvendo todos os artistas e grupos participantes das oficinas.

De acordo com a professora e produtora cultural, Solange Sarmento, a Rede Teia acontece simultaneamente em sete cidades mineiras, promovendo um intercâmbio entre os artistas participantes.

- As oficinas acontecem de março a gosto e, de 10 a 21 de setembro, será realizada uma mostra, quando serão apresentados os resultados do trabalho desenvolvido durante as oficinas em Montes Claros e nas outras cidades participantes da rede.

Em Montes Claros, o projeto é realizado pela Cia. Acômica, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Usiminas e ArcelorMittal, em parceria com a secretaria municipal de Cultura e Unimontes, através do Teatro Universitário.

Os artistas e grupos teatrais interessados em participar das oficinas podem se inscrever até o dia 20 de fevereiro, no Centro Cultural Hermes de Paula e na Coordenadoria de Extensão Cultural da Unimontes. A seleção dos candidatos será feita pelos integrantes da Cia. Acômica e pelos diretores montes-clarenses Terezinha Lygia e Leonardo Avelar. Os critérios a serem avaliados serão os currículos, carta de intenção e disponibilidade do candidato.

A segunda etapa da seleção será uma aula prática e outra teórica com os pré-selecionados. O público alvo do projeto são atores, bailarinos, artistas plásticos, estudantes de Letras, Comunicação, Arquitetura, Educação Física e outros interessados.

OFICINAS

As oficinas serão voltadas para a formação do ator e de outros profissionais envolvidos no processo criativo do fazer teatral e contarão com a efetiva participação dos integrantes da Cia Acômica e diretores locais convidados.

Nas três primeiras semanas de cada mês, as aulas serão ministradas por Terezinha Lygia e Leonardo Avelar e, na última semana do mês, por um diretor da Cia. Acômica.

As oficinas de acompanhamento e execução na área de Dramaturgia serão coordenadas pela atriz e dramaturga Polliana Costa, formada pela Escola de Teatro do Palácio das Artes (Cefar) e dramaturga dos espetáculos Um Outro Lugar e Hotel Açucenas. As oficinas de Cenário e Figurino serão coordenadas pelo artista plástico Marco Paulo Rolla e as oficinas de Cenotecnia e Ilumanção, por Ricardo Maia, assessor cultural da Unileste. Todas as oficinas são gratuitas.

REDE TEIA

O projeto iniciou em 2004, em Belo Horizonte, se estendo até 2005, com participação no primeiro Festival Nacional de Teatro de Itaúna. A partir de então, com patrocínio da Uniminas, passou a envolver outras cidades, contando com a participação do MTG – Associação Movimento de Teatro de Grupo, APROC, Unileste, Unimontes e das companhias Perna de Palco, Trama e Acômica, nas cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Itaúna, Montes Claros e Belo Horizonte.

Em suas temporadas, a Teia realiza espetáculos teatrais a preços populares, debates, oficinas gratuitas, um Núcleo de Investigação Teatral e o fomento de grupos de estudos acadêmicos sobre cultura. No núcleo de investigação, trabalha a prática e a ação formativa, passando por todas as fases da construção de um espetáculo teatral.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por