O Turismo sexual e a fantasia romântica de Cinderela no Cimena Comentado

Neste sábado, 09/11, o Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o CineSesc, exibe mais uma atração da Mostra Cinema e Sociedade - marcada por filmes que revelam e discutem o preconceito, o racismo e a mobilização social

Jornal O Norte
07/11/2013 às 09:27.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:14

Neste sábado, 09/11, o Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o CineSesc, exibe mais uma atração da Mostra Cinema e Sociedade - marcada por filmes que revelam e discutem o preconceito, o racismo e a mobilização social. O documentário “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2009)”, dirigido por Joel Zito Araújo, faz uma viagem pelo Brasil e pela Europa (Itália e Alemanha) para discutir o sonho de cinderela de várias brasileiras que buscam encontrar um marido europeu. Muitas delas imigram, tornam-se dançarinas em shows de samba ou ritmos ligados ao Brasil. Sem estudo ou formação profissional, algumas transformam-se em prostitutas e raramente realizam o sonho. Mas, uma minoria consegue criar o seu final feliz.

Engajado na discussão do preconceito, Joel Zito já documentou a histórica discriminação racial na TV, em “A Negação do Brasil”. Em “As Filhas do Vento”, ele abordou os conflitos familiares e o papel da mulher negra na sociedade. O cineasta esclarece que “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” “não tem intenção de explicar” todos os fenômenos que retrata e descarta qualquer intenção de julgamento de suas personagens: “Algumas se tornam trabalhadoras do sexo, outras não. Meu filme também trata sobre a imigração na Europa e muitos outros assuntos”, frisou.

“Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2009)” aborda, de forma contundente, a polêmica do turismo sexual. E deve causar impacto a entrevista da senadora cearense Patrícia Saboya, uma das parlamentares mais ligadas ao combate da exploração sexual infantil. Criticando a falta de medidas decisivas para erradicação do problema, a senadora classificou o Brasil como “país perverso” e chegou a interromper sua fala devido à emoção, que a levou às lágrimas em seu depoimento.

Um dos momentos mais fortes do documentário flagra uma menina de 13 anos que vende seu corpo nas ruas de Fortaleza, ao lado da mãe, pobre, que demonstra saber de tudo e ser conivente. Já na parte final, quando o diretor entrevista casais de brasileiras casadas com alemães, destaca-se o humor de conversas em que o choque cultural aparece de maneira inesperada e, às vezes, divertida.


Classificação indicativa: 16 anos.

O Cinema Comentado Cineclube e o CineSesc acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.

Acompanhe as ações e novidades do Cinema Comentado Cineclube no site www.cinecomentado.com

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por