cultura

Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato em BH

Empreendedores de Pirapora levam tradição e identidade regional para evento na capital

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 04/12/2025 às 19:00.

Artesãos do Norte de Minas participam da 36ª Feira Nacional de Artesanato, realizada de quarta (3) a domingo (7) no Expominas, em Belo Horizonte. Nesta edição, o Sebrae Minas apresenta um espaço de 400 m² do projeto Origem Minas, que reúne peças de artesanato e produtos de agroindústrias com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

O estande reunirá 36 artesãos e grupos produtivos de diferentes municípios mineiros, com trabalhos em cerâmica, fibra, madeira e têxtil. O local também abrigará oito agroindústrias, que apresentarão alimentos e bebidas artesanais certificados, como doce de leite, biscoitos, cachaças, cafés especiais, geleias, queijos e mel — produtos reconhecidos pela qualidade e pela forte relação com seus territórios de origem.

Representando o Norte de Minas, os artesãos Bonifácia Pereira Santos e Gelson Xavier, da Feirarte, de Pirapora, levarão para o evento as tradicionais carrancas, símbolo cultural do Rio São Francisco. Primos e parceiros de longa data, eles também apresentam réplicas da embarcação Benjamin Guimarães — o último vapor em operação no mundo —, imagens de São Francisco de Assis, peças zoomorfas e utilitários artesanais.

Bonifácia, que já participou de outras edições, demonstra entusiasmo com a oportunidade. “Já temos algumas encomendas para a Feira. Vamos levar cerca de 100 peças e esperamos vender todas. Participar de um evento como esse é uma grande oportunidade para, além de comercializar nossas peças, mostrar nosso trabalho e garantir vendas futuras”, afirma.

Bonifácia reforça o sentimento de orgulho. “É um prazer muito grande expor nossas peças e uma chance de apresentar nosso trabalho para mais pessoas. Além das carrancas, também produzimos tábuas de corte, pilões, gamelas, imagens de São Francisco e muitas outras peças. Estamos muito felizes e otimistas para mais este grande evento”, completa.

Para o Sebrae Minas, apoiar o artesanato significa estimular o desenvolvimento econômico e preservar a cultura e a identidade do estado. “A Feira Nacional de Artesanato é uma das principais vitrines do artesanato mineiro e uma oportunidade estratégica para ampliar a visibilidade dos nossos empreendedores e gerar novas oportunidades de negócio. Para muitos artesãos, este é o momento mais importante do ano para promover seus produtos e fortalecer redes de relacionamento”, destaca Amanda Guimarães, analista do Sebrae Minas.

O Origem Minas, criado em 2012 pelo Sebrae Minas em parceria com o Sistema Faemg, busca fortalecer pequenas empresas do artesanato e da gastronomia, valorizando a “mineiridade” por meio de produtos que carregam história, tradição e exclusividade. O projeto oferece capacitações técnicas e gerenciais, estimula a organização produtiva e amplia o acesso a mercados.

Somente em 2024, o Sebrae realizou mais de 1.200 atendimentos em 167 municípios mineiros, com participação em eventos nacionais, ações de valorização cultural e o lançamento de iniciativas como a marca coletiva Urucuia Grande Sertão Veredas e a exposição “Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha”, no Rio de Janeiro.
 
SERVIÇO
Feira Nacional de Artesanato - Espaço Origem Minas – Sebrae Minas
Data: 3 a 7 de dezembro de 2025
Horário: 3 a 5 de dezembro – 14h às 22h | 6 e 7 de dezembro: 10h às 22h
Endereço: Expominas – Av. Amazonas, 6200, Gameleira – BH/MG
Informações e ingressos: https://feiranacionaldeartesanato.com.br/

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por