Logotipo O Norte
Sexta-Feira,29 de Novembro

No Cinema Comentado: as formas de ganhar dinheiro seqüestrando a própria mulher

Jornal O Norte
16/07/2008 às 09:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:38

A Mostra do cinema comentado cineclube dos irmãos Coen – apresenta o filme Fargo. O Cinema Comentado - Ponto de Difusão Digital/MinC acontece em Montes Claros, a partir das 19h, na sala Geraldo Freire (ao lado da câmara municipal) e conta com o apoio da secretaria municipal de Cultura. A entrada é franca.

Como explica Elpídio Rocha, coordenador do curso de Jornalismo do CRECHI Funorte, jornalista e um dos organizadores do evento, o filme acontece em 1987, na cidade de Fargo (Dakota do Norte. O gerente de uma revendedora de automóveis, numa delicada situação financeira, elabora o seqüestro da própria esposa e faz acordo com dois marginais – que ganhariam um carro novo e metade dos 80 mil dólares que seriam pagos pelo seu sogro. Mas uma série de acontecimentos não previstos cria um triplo assassinato e Marge Gunderson, a chefe de polícia grávida, tenta elucidar o caso, que continua provocando mais mortes. Um filme divertido e peculiar, fargo (1996) tem uma história simples e bem contada, com personagens bem definidos, com suspense e muito humor. Indicado a sete Oscars, ganhou os de atriz (Frances McDormand) e roteiro adaptado, além do prêmio de melhor direção no Festival de Cannes.

De acordo com Elpídio, os irmãos Ethan e Joel Coen são responsáveis por uma das marcas autorais no cinema americano atual, baseada na alta estilização visual e na imaginação alucinante de suas histórias. O filme está na lista dos 100 melhores filmes americanos de todos os tempos, segundo o American Film Institute e assisti-lo é uma verdadeira aula de cinema, com roteiro intrigante e atuações perfeitas. A produção é um retorno dos cineastas às origens interioranas. Eles jogam com os maneirismos, cadência e expressões locais – combinam a narrativa sobre crime e cobiça a uma crítica ácida sobre um lugar vazio, de pessoas vazias, mas que pode gerar uma tragédia amoral.

Segundo ele, no elenco há um destaque para o trabalho de Frances McDormand como a chefe de polícia Gunderson. Casada com Joel desde 1984, teve seu personagem no roteiro especialmente escrito para ela – e parece que nasceu talhada para o papel. Grávida de sete meses, suave e de bom senso e caráter, Marge é uma exceção entre os personagens do filme: uma galeria de gente comum, a princípio gentil, mas que parece agir sem jamais pensar em conseqüências dos seus atos.

- Uma das curiosidades de fargo é o sotaque e os maneirismos dos habitantes do Estado de Minnesota. Eles são extremamente polidos e educados (chega a ser engraçado) e falam um pouco “cantado” - comenta.

Segundo ele, nenhuma das cenas foi feita verdadeiramente na cidade real: A produção precisou se deslocar o tempo todo por Dakota, Minnesota e Canadá, pois a primavera estava chegando e a neve derretia rapidamente.

Como revela o jornalista Elpidio Rocha, os irmãos Coen formam uma das duplas mais harmônicas do cinema atual: Ethan produz, Joel dirige e ambos assinam os roteiros dos filmes consagrados pela crítica e festivais de cinema. Em fargo, pode-se observar o estranhamento e a ironia que marcam os melhores trabalhos dos irmãos Coen.

- O filme fargo recupera características e elementos de outros filmes da dupla, como Gosto de Sangue e Barton Fink – Delírios de Hollywood, apresentando-se como um sucesso consagrador, tanto de público quanto crítica – afirma ele.

O filme tem elementos que envolvem o espectador e, como toda obra de grande qualidade, traz características que provocam, surpreende, incomodam a platéia. Após as sessões existe sempre um bate-papo, o filme tem duração de 98 minutos e é indicado para maiores de 14 anos.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por