Livro primogênito

Nesta sexta-feira (28), Flávio Muniz lança sua primeira obra em MOC

Adriana Queiroz
Publicado em 27/04/2023 às 20:54.
O bom filho a casa torna: radicado em Uberlândia, escritor lançará sua primeira obra na sua terra natal (Arquivo Pessoal)

O bom filho a casa torna: radicado em Uberlândia, escritor lançará sua primeira obra na sua terra natal (Arquivo Pessoal)

O professor montes-clarense, Flávio Muniz, radicado em Uberlândia - lança nesta sexta-feira (28), em Montes Claros, o livro “O Diário de Um Navegante na Covid 19”, no Centro Cultural Hermes de Paula, às 19h30. Essa é a primeira obra da carreira do escritor.

Publicado pela editora Telha, na obra, o autor relata sua experiência pessoal ao contrair covid-19 e as consequências dessa doença em sua vida e na de sua família. Ele escreve um diário detalhado, que retrata não apenas os aspectos físicos da doença, mas também os aspectos emocionais e psicológicos da jornada. 

“O livro também é uma reflexão sobre o direito à saúde e à vida em um país onde as autoridades parecem ter colocado o lucro e interesses políticos acima da preservação da vida humana. O livro é uma reflexão profunda sobre a vida e a morte, a esperança e a resiliência, e sobre como uma doença pode mudar completamente a trajetória de uma pessoa e de sua família”, disse o professor.

Para Flávio Muniz, MOC é muito mais que um lugar geográfico, é um lugar dentro dele. De suas memórias. Não é sobre ruas, mas sobre as histórias vividas nelas. Não é sobre lugares históricos tombados, mas sobre monumentos que foram construídos na sua consciência histórica. É ouvir os tambores dos catopês como se fossem as batidas de um coração. É ouvir o pandeiro do Chita (seu pai) percutir o ritmo da vida. 

“É ler um livro sentado à sombra das árvores na Praça da Matriz. São os cheiros de sertão do mercado, de frutos, comidas e artesanato. Eram cinemas que hoje são lojas, mas que em minha memória ainda assisto os clássicos da vida como se fossem nas cadeiras do Cine Fátima, Montes Claros ou Coronel Ribeiro. É a cidade pororoca, onde o Nordeste se encontra com o Sudeste provocando explosões de cores e sentidos. É voltar a uma cidade que caminha, que pulsa, que luta. É o calor que nos faz suar emoções para as quais não existem palavras”, conta.
 
DEPOIMENTOS
Para a escritora, Terezinha Campos, a obra se caracteriza como “um livro histórico e terapêutico, pois não sabemos quantos recorrerão a ele em busca de orientação; pois não deixa de ser uma doença, que mexe com a estrutura física, mental, emocional e psicológica, já que tantos perderam a vida à nossa vista. Daí a importância da terapia de proporcionar a essas pessoas os tesouros da fé, da segurança, do equilíbrio. A outra terapia é ler o livro. É uma advertência séria e boa, muito boa!”.

“Montes Claros se prepara para receber um filho ilustre. Desta vez trata-se do escritor Flávio, com a sua obra “O diário de um navegante na Covid-19”, vítima da pandemia que assombrou os quatro cantos do mundo. É interessante entender que o período da pandemia da Covid-19 foi uma marca onde a peste alastrou-se sobre as pessoas sem piedade e sem esperança da sobrevivência e muitos superaram, entre eles o escritor Flávio Muniz, que escreveu no leito do hospital a luta conta o mal que lhe afligia. As narrativas do livro têm a força da superação de Flávio Muniz impresso em cada página da leitura” comenta o historiador, Dário Teixeira Cotrim.
 
SOBRE O AUTOR
Flávio Muniz, um homem negro, historiador, mestre em História Social, membro da comissão de promoção da Igualdade Racial da OAB Uberlândia, Acadêmico em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Casado, pai de três filhos. Um homem que gosta de histórias seja em livros, nas telas ou nas esquinas. Gosta de investigar histórias e contar histórias. Fundador da ONG Escola da Vida que atende crianças e adolescentes em situação de risco social na periferia de Uberlândia desde o ano de 2007. Filho de Dona Mara e de Antônio, conhecido como Chita do Pandeiro. Um filho da terra, do alto São João, da Vila Luiza, do Renascença.

SERVIÇO
LANÇAMENTO DO LIVRO “O Diário de Um Navegante na Covid 19”
Quando: sexta-feira, 28/4
Local: Centro Cultural Hermes de Paula
Hora: A partir das 19h30.
Preço: R$ 70,00

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por