Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Natal é uma data para celebrar. E quando essa celebração reúne crianças que, com talento e criatividade, revelam sua capacidade de superação, a celebração se torna ainda mais generosa.
Certamente, a noite desse sábado será um desses raros momentos em que o espírito se enleva em oblação ao divino, com a apresentação dos Pequenos e Grandes Mestres de Folia de Reis, uma orquestra formada por crianças e adolescentes, pequenos tocadores de viola caipira, rabeca, violão, caixas de folia e pandeiro.
Os jovens músicos se apresentam neste sábado, 22, às 19 horas, na sala Cândido Canela do Centro Cultural Hermes de Paula.
A orquestra é resultado das oficinas realizadas pela Associação de Ternos de Folia de Reis e Pastorinhas de Montes Claros que, há 10 meses, vem preparando os jovens para perpetuar a arte de tocar instrumentos tradicionalmente caipiras, até então de domínio de músicos mais experientes, geralmente aprendido de oitiva.
O mestre de folia e presidente da Associação, Alcides Dias Machado diz que o projeto tem como objetivo formar novos mestres de folia e preservar a manifestação cultural, hoje difundida somente entre as pessoas de mais idade.
- Nós foliões já estamos todos velhos e é preciso ensinar às crianças a cantar e tocar para preservar essa cultura religiosa que tanto agrada ao povo de nossa região. Precisamos repassar os ensinamentos dos velhos foliões. Além disso, com as oficinas, as crianças e adolescentes terão uma ocupação e para aprender vão ter que se dedicar, estudar, e assim não terão mais tempo para ficar à toa, nas ruas – diz o mestre.
O projeto Pequenos e Grandes Mestres da Folia conta com patrocínio da secretaria de Estado de Cultura, através do Fundo Estadual de Cultura, e apoio da secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros. O mestre ressalta que a idéia inicial foi criar ternos de folia com crianças e adolescentes para suprir a carência de instrumentos musicais de alguns grupos e investir na circulação dos ternos de Folia de Reis e grupos de Pastorinhas de Montes Claros.
As oficinas são voltadas para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, que participam das aulas aos sábados, de 8h às 11h, e no domingo, de 14h às 17h, na escola municipal Alcides Carvalho, no bairro Vera Cruz.
Nessa primeira etapa, o projeto contou com a participação de cerca de 20 crianças e adolescentes, além dos velhos mestres. Seo Alcides ressalta que esse encontro favoreceu a troca de experiências, ajudando a preservar a cultura popular da região.
Esta será a primeira apresentação pública da orquestra, que aproveita o clima de natal para entoar clássicos como Noite Feliz, Calix Bento, entre outros. A entrada é gratuita.
_________________________________________________
PEQUENOS E GRANDES MESTRES DE FOLIA DE REIS
Data: sábado, 22 de dezembro
Horário: 19 horas
Local: sala Cândido Canela do Centro Cultural
Ingressos: A entrada é gratuita.
Informações: (38) 3690-3456