Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz e Tostão, a fera de Ouro no Cinema Comentado

O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube iniciam o mês de dezembro com uma sessão dupla de filmes

Jornal O Norte
05/12/2013 às 10:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:16


O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube iniciam o mês de dezembro com uma sessão dupla de filmes.

Neste sábado, 07/12, serão exibidos: Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz (2011) e Tostão, a fera de Ouro (1973), dirigido por Paulo Laender e Ricardo Gomes Leite, tem roteiro de Roberto Drummond e acompanhara o jogador durante a Copa de 1970. Além de registrar momentos de glória do atleta, seja na Seleção Brasileira ou no Cruzeiro, os diretores registram o tratamento do jogador, nos Estados Unidos, para se recuperar de um deslocamento da retina. Tostão foi operado em Huston e, a partir daquele episódio, começou a se despedir da carreira nos campos.

O filme faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e foi restaurado pelo projeto Curta Circuito, de Belo Horizonte. Foram diversas negociações com laboratórios e direitos autorais, mas a emoção e o encantamento da obra agora têm a garantia de qualidade em som e imagem. Na opinião do produtor executivo do longa-metragem, Geraldo Veloso, a trilha sonora é uma preciosidade. Foi a primeira vez que Milton Nascimento compôs para o cinema em parceria com Fernando Brant. “Minha emoção é muito grande. Entro em uma máquina do tempo”, afirma Veloso. Classificação indicativa: Livre.

Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz é um filme-ensaio que recria o ideário do cineasta Rogério Sganzerla por meio dos signos recorrentes em sua filmografia: Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade. O método de criação, a musicalidade do olhar, o estilo inovador na montagem, a “dupla” com Helena Ignez (casal cúmplice na arte e na vida) e a parceria com Júlio Bressane são elementos que atravessam o filme numa linguagem que se contamina com a dicção vertiginosa do artista. Narrado em primeira pessoa, a partir de imagens raras e situações encenadas, o filme-ensaio revela a cosmovisão do autor catarinense, refletindo sobre seu percurso inventivo.

O filme de Pizzini trata com reverência o seu protagonista: Sganzerla é o criador de “O Bandido da Luz Vermelha”, obra com influências Godard e de narrativa picotada, cuja criatividade e espírito renovador marcaram as telas brasileiras em 1968, no auge da ditadura militar. Mr. Sganzerla inicia a Mostra Iconoclássicos, do Itaú Cultural. São filmes que retratam artistas brasileiros contemporâneos de grande importância no contexto da produção cultural natural e suas obras são um legado para as novas gerações. Os documentários trazem material de arquivo, entrevistas, biografias e mostram a postura iconoclasta e visionária desses artistas. Os personagens, além de Sganzerla, são Itamar Assumpção, Nelson Leirner, José Celso Martinez Corrêa e Paulo Leminski. Classificação indicativa: 14 anos.

O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados. Acompanhe as ações e novidades do Cinema Comentado Cineclube no site www.cinecomentado.com
 
Próximas atrações
Mostra Iconoclássicos
14/12 - “Ex Isto” (2011), dir: Cao Guimarães & “Assim É, se Lhe Parece” (2011), dir: Carla Gallo.
21/12 - Daquele Instante em Diante (2011), dir: Rogério Velloso.
28/12 - “Evoé! Retrato de um Antropófago” (2011), dir: Tadeu Jungle e Elaine Cesar.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por