Fabíola Cangussu
Repórter
A coisa mais importante que se pode aprender é amar e amado ser, esta é a frase que dar início a Moulin Rouge - Moinho Vermelho, filme de Baz Luhrmann, o mesmo diretor de Romeu e Julieta, clássico de Willian Shakespeare.
O que dizer do filme que leva a alma dos musicais de novo às telas e que usa a linguagem dinâmica e viva do teatro?O cenário faz o espectador senti como se tivesse diante de um imenso palco.
Donald McAlpine responsável pela fotografia garante um espetáculo sem igual, quadro a quadro. Cada cena recebeu a pincelada do artista, juntamente com a direção de arte.
Não por acaso, Moulin Rouge recebeu o Oscar de melhor direção de arte e melhor figurino, além de ser indicado nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz - Nicole Kidman, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Maquiagem e Melhor Som.
Moulin Rouge surpreendeu Hollywood no ano de seu lançamento, 2001. Um musical, estilo que havia conquistado público em todo o mundo, e que desde 1979, com O Show deve Continuar, não tinha sido indicado ao Oscar de melhor filme.
O que levou esse musical a conquistar a crítica e o público? Talvez a interpretação de Nicole Kidman, no papel de Santine, a bela cortesã que despertava os desejos dos homens que freqüentavam a Paris boêmia de 1900. Quem sabe, foi Ewan MaGrego, ator de interpretação suave, deu vida a Christian, um escritor romântico que abandonou Londres para descobrir o amor e poder escrever sobre ele, que fascinou o grande público?
Difícil determinar um único motivo para que Moulin Rouge se tornasse sucesso de público e de crítica.
O filme conta a história do amor impossível entre um escritor e uma cortesã e presta uma homenagem aos grandes musicais e alguns artistas como Marilyn Moroen em Sparkling Diamonds , Madona em Like a Virgin e Elton Jonh em Your Song.
Durante a interpretação de Your Song os amantes de cinema podem presenciar uma das mais belas cenas do filme. McGregor conduz Nicole pelo telhado e às vezes pelas nuvens em rodopios que homenageiam um dos maiores musicais de todos os tempos, Cantando na Chuva.
Sim, esse é o encanto do filme, ele realmente presta reverência ao gênero que se propôs a realizar.
A todo o momento a memória das pessoas é acaricia por pequenos detalhes que remetem a um instante de nostalgia e refrescantes gotas de eterna arte.
El tango de Roxenne merece um olhar atento. A dança argentina que expressa desejo e traição, seduz pelos gestos sincronizados, fortes e totalmente apaixonantes. É impossível desviar a atenção nesse momento. Bailarinos e canção habitam o mesmo corpo.
Por tudo isso, Moulin Rouge é um daqueles filmes que merecem ser vistos mais de uma vez. Portanto quem nunca assistiu, reserve já em sua locadora preferida e para aqueles que já tiveram a oportunidade de se encantar com o moinho vermelho, permita-se mais uma dose de magia.
FICHA TECNICA
Elenco
Ewan McGregor (Christian)
Nicole Kidman (Satine)
John Leguizamo (Henri de Toulouse-Latrec)
Jim Broadbent (Zidler)
Christine Anu (Arabia)
Richard Roxburgh (Duque de Monroth)
David Wenham (Audrey)
Garry McDonald
Jacek Koman
Caroline O'Connor
Natalie Jackson Mendoza
Kylie Minogue
Trilha
01. Nature Boy
02. Lady Marmalade
03. Because We Can
04. Sparkling Diamonds
05. Rhythm of The Night
06. Your Song
07. Children of The Revolution
08. One Day I'll Fly Away
09. Diamond Dogs
10. Elephant Love Medley
11. Come What May
12. El Tango de Roxanne
13. Complainte de La Butte
14. Hindi Sad Diamonds
15. Nature Boy