Michelle Tondineli
Repórter
A 8ª Mostra de teatro do Centro Cultural Hermes de Paula tem início amanhã, sexta-feira, às 19h. A mostra traz 16 espetáculos, com dois dias disponíveis para apresentação de cada um. Começa com Escute aqui, seu ladrão!, do grupo Grande Palco, seguindo-se Ploc das crianças, do programa Fica vivo, A rifa da égua morta, do grupo Oficinato; O ator mentado, que também é do grupo Grande Palco; A valsa n° 6, do grupo Artecena; Descanse em paz meu amor , do grupo Katapalmas, e outros.
ESCUTE AQUI, SEU LADRÃO!
É a terceira temporada da peça Escute aqui, seu ladrão! De acordo com Vitor Oliveira, o episódio já foi apresentado na 7ª Mostra de Teatro no ano de 2008, e este ano já foi apresentada no mês de abril. No elenco estão Léo Ribeiro, Thamiris Oliva e o ator e diretor William Ferreira, que vão subir no palco nos dias 10 e 11.
O ator Vitor Oliveira, revela que a peça Escuta aqui seu ladrão conta a história do Luis Alberto e da Maria Lúcia, que é um casal de classe média, bem de vida.
- Eles são tipicamente brasileiros, compram tudo no cartão de crédito e cheque a prestação, com isso eles combinam de ir no teatro. Como toda mulher sempre demora, Maria Lúcia já esta na quarta muda de roupa quando chega um entregador de pizza, explica.
Vitor explica que o entregador de pizza era completamente mal intencionado, sendo um ladrão na verdade, mais conhecido como Macarrão.
- E a bagunça toma conta da peça, porque Macarrão quer assaltar o casal, e eles não possuem nada para entregar, tudo é fachada. Pois, o casal é picareta, porque apronta com o ladrão. A televisão, o Luis não entrega por ter sido comprado a prestação, o broche, a Maria não entrega por ser de família, e vai indo ate que ele consegue os 50 reais que era do teatro. Dando tudo errado que com esses 50 reais ele ainda é enrolado e paga a pizza para todo mundo comer, comenta.
Segundo Vitor, a oportunidade de apresentar a peça no ano passado surgiu após a autorização do escritor da peça Paulo Salacaio para apresentação.
- Estávamos ensaiando a peça para apresentar e nos candidatamos para apresentar a peça no ano de 2008, acabamos passando, e como a apresentação do ano anterior foi um sucesso, resolvemos nos inscrever este ano também. E também vamos apresentar a peça O ator mentado, frisa.
O TRABALHO DO GRUPO
Atualmente, Vitor não participa de nenhum papel da peça, mas por ser do grupo Grande Palco, ele é um produtor e está divulgando o evento.
- Como o espetáculo já esta em andamento, a peça torna-se um pouco menos trabalhosa para um produtor. Sendo pesada a divulgação, pois falta muito. Além dessa função, no dia de espetáculo, nós preocupamos com cenário, figurino, pois, são 20 pessoas do grupo dividas para fazer cada coisa, e são três atores para apresentar a peça, então todo mundo pode ajudar de uma forma que vai fazer o bem pro grupo, argumenta.
TRABALHO DE ANOS
Oliveira ainda fala que durante seis anos de grupo, o trabalho desenvolvido vem crescendo bastante. E que neste tempo tem existido a luta pela divulgação do nome do grupo Grande palco.
- No primeiro espetáculo era mais visível que quem atuava também produzia, hoje nós procuramos deixar os atores preocuparem com a apresentação, e não misturar. E quem atua preocupa em apenas atuar e por trás vai ter uma equipe para dar suporte, afirma.
O ator ainda comenta que o grupo ainda vai crescer mais, procurando fazer a diferença nas apresentações da cidade, com um trabalho completamente considerável. Aprendendo a consertar os erros e cometê-los menos vezes.
- O que me incomoda é que toda vez que alguém faz teatro as pessoas perguntam, o que você está fazendo aqui? Vai para fora da cidade. Só que eu penso que se todo mundo que fizer teatro sair da cidade, não vai ter nada aqui. E nós queremos que o nosso grupo fique conhecido em toda a cidade e não só na área central, mas em todos os bairros, questiona.
A 8ª MOSTRA DE TEATRO
A mostra de teatro possui o objetivo de dar oportunidade aos artistas e grupos teatrais da cidade. Desta forma, entre os meses de março e abril, foram 28 espetáculos que concorreram para as vagas da 8º mostra de teatro. Para a escolha dos espetáculos foi necessário formar uma equipe de artistas, para analisar desde a temática da peça até as qualidades de apresentação.
A Associação dos artistas e técnicos em espetáculos de diversão (AARTED) e a secretaria municipal de cultura prestam uma homenagem ao artista Alan Silva, que fazia o papel de um famoso palhaço Espeto que faleceu no ano passado por questões de saúde, devido a maquiagem utilizada no rosto.
Os ingressos custam R$5,00 (cinco reais) e os espetáculos serão apresentados das 19 as 21, e os infantis as 10,16 e 18 horas. Outras informações podem ser adquiridas no Centro Cultural de Montes Claros.