Mostra Cinema e Sociedade

Em novembro, o Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o CineSesc, apresenta uma mostra especial de filmes que revelam e discutem o preconceito, o racismo e a mobilização social

Jornal O Norte
01/11/2013 às 09:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:14

Em novembro, o Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o CineSesc, apresenta uma mostra especial de filmes que revelam e discutem o preconceito, o racismo e a mobilização social. A Mostra Cinema e Sociedade exibe quatro filmes do premiado cineasta mineiro Joel Zito Araújo, cuja obra é referência na discussão da representação do negro na sociedade brasileira. No encerramento da Mostra, no dia 30/11, acontece o lançamento do documentário “Raça - Um Filme sobre a Desigualdade”, com a presença do diretor, em Montes Claros, para um debate com o público.


Joel Zito Araújo é doutor em comunicação pela ECA/USP e fez pós-doutorado no departamento de rádio, TV e cinema da Universidade do Texas (EUA). Nascido em 1954, dirigiu documentários de curta e média-metragem abordando o papel do negro na sociedade brasileira. Em 2000, lançou A Negação do Brasil discutindo a trajetória do personagem negro nas novelas brasileiras, com impressionante trabalho de pesquisa. Em 2004, finalizou seu primeiro longa de ficção, “As Filhas do Vento”, que ganhou oito prêmios no Festival de Gramado. Em seguida, finalizou “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” (2009) e “Raça: Um Filme sobre a Desigualdade” (2013) - dirigido em parceira com a documentarista Megan Mylan.

Com narração de João Acaiabe e do próprio Joel Zito, A Negação do Brasil é uma viagem na história da telenovela no Brasil e, particularmente, uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.

Ao longo de uma série de entrevistas e imagens das principais produções da teledramaturgia brasileira, Joel Zito constrói um quadro consistente da participação dos afro-brasileiros na história da televisão no Brasil, bem como a repercussão de seus papéis e a contribuição individual desses profissionais na desconstrução de mitos e na superação de barreiras sociais e ideológicas. Alguns depoimentos são tocantes e outros revelam a força dos preconceitos e estereótipos raciais no país. A narrativa tem um tom de memória que emociona, envolve e conscientiza o espectador de forma contundente. Classificação indicativa: 12 anos.

O Cinema Comentado Cineclube e o CineSesc acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.

Acompanhe as ações e novidades do Cinema Comentado Cineclube no site www.cinecomentado.com

Próximas Atrações – Mostra Cinema e Sociedade
09/11 - “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” (2009)
16/11 - “As Filhas do Vento” (2004)
23/11 - “Bróder” (2009), dirigido por Jefferson De.
30/11 - “Raça: Um Filme sobre a Desigualdade” (2013)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por