Logotipo O Norte
Quarta-Feira,27 de Novembro

MONTES CLAROS SE PREPARA PARA REVIVER O CARNAVAL DE RUA

Jornal O Norte
08/02/2008 às 14:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:24




Os blocos carnavalescos desfilarão no centro histórico da cidade


(foto: WILSON MEDEIROS)


Jerúsia Arruda


Repórter

Depois de vinte anos de silêncio, neste ano, Montes Claros volta a viver a alegria da folia do Rei Momo. Entre os dias 18 e 20 de abril, o centro histórico da cidade será palco para o desfile dos grupos carnavalescos tradicionais e dos novos grupos, abrindo uma nova era para o carnaval de rua que, por muitos anos, embalou sonhos e fantasias da comunidade montes-clarina.

Criada com o objetivo de dar vida ao projeto de retomada do carnaval de rua, a Agrucar - Associação dos Grupos Carnavalescos de Montes Claros vem promovendo reuniões para mobilização dos blocos carnavalescos e foliões, que já estão se inscrevendo para participar da festa.

Segundo Josecé Alves Santos, vice-presidente da Agrucar, a proposta é realizar a folia na época, junto com os foliões de todo país.

- Nesta primeira edição, o carnaval de rua acontece em abril porque não foi possível realizar todos os preparativos a tempo para acontecer em fevereiro. Mas, a partir do próximo ano, com certeza, a festa acontece na época.

Nesta sexta-feira, 8,  a Agrucar promove uma assembléia com fundadores, associados, componentes de blocos carnavalescos e foliões para ratificação do estatuto


regulamento e ata de criação da Agrucar. Durante a reunião, segundo Josecé, também serão discutidos os detalhes para a realização do carnaval de rua.

- A presença de todos nesse encontro é importante para que o Carnaval de Rua de Montes Claros possa acontecer – ressalta.

A assembléia acontece às 16h, na sala de reuniões da secretaria municipal de Cultura, no prédio do Centro Cultural Hermes de Paula.

Josecé diz que a retomada do carnaval de rua é um sonho antigo da comunidade e que a festa será realizada nos moldes do carnaval de Diamantina e Ouro Preto, privilegiando a beleza arquitetônica e valorizando a produção artística da cidade.

- Depois do carnamontes, nossos artistas ficaram de fora da festa. Também o investimento feito durante o carnaval temporão é usufruído por artistas e barraqueiros de outras cidades. Além disso, o carnamontes é uma festa excludente, onde a participação não é igual para todos. O carnaval de rua é diferente. Nossa meta não é promover uma festa para multidão, mas reunir toda a família em um espaço onde a riqueza cultural da cidade salta aos olhos. Não esperamos que as pessoas assistam à festa, mas sejam parte dela, produzindo suas fantasias e participando dos blocos. È uma festa de integração – argumenta.

Josecé garante que a Praça da Matriz, que está sendo reformada, não sofrerá nenhum dano com a folia.

- Em abril as obras de reforma da praça ainda não estarão concluídas e os tapumes continuarão fechando o centro da praça. O circuito dos blocos será nas ruas de entorno da igreja de Nossa Senhora e São José e a praça não sofrerá nenhum dano – afirma.

Josecé diz ainda que haverá premiação para os blocos, como incentivo para que todos possam continuar participando nos próximos anos.

- O tradicional carnaval de rua vai voltar definitivamente a fazer parte do calendário festivo de nossa cidade – conclui.

REI, RAINHA E PRINCESAS

No dia 22 de março, o carnaval de rua terá uma prévia, com a eleição do Rei Momo, rainha e princesas do Carnaval. A festa acontece a partir das 21 horas, na rua Justino Câmara, ao lado da Igreja da Matriz. Interessados em participar, podem se inscrever na secretaria municipal de Cultura. Blocos carnavalescos também podem fazer sua inscrição, até o dia 31 de março.


Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por