Michelle Tondineli
Repórter
O Música Minas é um programa de estímulo à música e foi elaborado com o objetivo de criar mecanismos e ações sustentáveis para que a música produzida em Minas Gerais encontre um lugar expressivo no mercado estadual, nacional e internacional, para mostrar sua diversificada e rica produção, escoando seus produtos e formando público para seus artistas.
A Unimontes e a secretaria de estado de Cultura promoverão, a partir de março, diversas oficinas no âmbito do Música Minas, a fim de promover a aproximação do público com os artistas mineiros, além de estreitar as relações culturais, valorizar projetos e divulgar a música produzida no estado para o cenário nacional.
Serão realizadas três oficinas/módulos. A primeira será ministrada no dia dois de março, a partir das 15, sob a coordenação da professora Marina Machado. As atividades estão programadas para o auditório do prédio 02, no campus universitário Professor Darcy Ribeiro, com a participação de acadêmicos, egressos e músicos da comunidade.
Segundo o grupo de extensão da Unimontes, com a vinda do evento para a cidade, além da valorização de artistas do estado e região, é possível aumentar a qualidade e formas de trabalho.
- Os nossos artistas norte-mineiros passam por experiências espetaculares. Com uma grande melhoria e transformação de cada artista, definição de personalidade e qualidade de cada estilo musical, música e performance. Não podemos deixar de lembrar que estas apresentações dão oportunidades únicas para o crescimento de cada artista – afirma o grupo.
As pessoas poderão partilhar dos resultados deste programa, identificando, por exemplo, diferentes estilos, procedências, formações e gerações da música mineira. As demais oficinas acontecerão ainda neste semestre, sendo ministradas pelo cantor Tom Nascimento e pela dupla Docttor Bhu & Shabê, respectivamente, em meses diferentes - mas em datas a serem definidas.
As oficinas serão gratuitas, sendo que os interessados poderão obter outras informações junto à Coordenadoria de Extensão Cultural da Unimontes, através do telefone (038) – 3229-8165.
CULTURA MINEIRA PARA TODO O BRASIL
O programa Música Minas tem o intuito de atender a todos os músicos e artistas do estado, levando a uma circulação nacional em conjunto com o fórum da música de Minas Gerais da secretaria de estado de Cultura de Minas Gerais e integra o programa Música Minas.
O programa de circulação nacional do Música Minas tem por objetivo formar público para os artistas mineiros, estreitar relações culturais e comerciais e reposicionar nacionalmente a música produzida em Minas. Para tanto, realizará a circulação de artistas residentes no estado por capitais brasileiras e oficinas em cidades do interior de Minas, no período de julho a dezembro. Serão beneficiados cerca de 25 artistas/grupos musicais promovendo 75 espetáculos por todo o país e 25 oficinas no interior do estado.
Pode se inscrever no programa todo e qualquer músico ou grupo musical atuante em qualquer gênero musical, representado individualmente por integrante residente em Minas Gerais há pelo menos dois anos, com respectiva comprovação, mediante inscrição de uma única proposta artística em seu nome, tornando-se o proponente da inscrição.
Os concorrentes poderão se inscrever em três categorias: renome, serão selecionados cinco artistas/grupos; destaque, com a seleção de oito artistas/grupos; e revelação, serão selecionados doze artistas/grupos. Não há restrições quanto à inscrição de trabalhos autorais ou versões, instrumentais ou cantados, bem como quanto ao estilo, e os artistas podem ou não possuir registro fonográfico, inclusive com trabalhos gravados e distribuídos em qualquer mídia (CD, DVD, SMD, LP, EP etc.) ou virtualmente.
Os cinco profissionais do júri deverão analisar a singularidade, que é o ineditismo e identidade da proposta artística em suas dimensões poética, melódica, harmônica, rítmica e arranjos; a trajetória, análise do percurso histórico, sua continuidade, os discos ou vídeos já produzidos, os eventos em que atuou, a coerência de propósitos artísticos, o volume de ações produzidas pelo tempo de existência artística; e produção, a técnica, os recursos materiais e humanos mobilizados para a realização da produção musical sob análise e o resultado sonoro do conjunto dessas possibilidades.
Outras informações sobre o programa podem ser encontradas no blog musicaminas.blogspot.com.
