As visitas começaram timidamente,
mas tudo indica que a cidade
já faz parte do roteiro de projetos
incentivados que percorrem
o interior mineiro
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
o que tudo indica, Montes Claros entrou definitivamente no circuito dos projetos itinerantes incentivados de Minas Gerais. Há cinco anos participa do Tim Estado de Minas Grandes Escritores, que traz à cidade importantes nomes da literatura brasileira, além de incentivar a leitura e o Tim ArtEducação, que beneficia centenas de crianças residentes nos bairros mais carentes, com diversas oficinas de arte; no ano passado recebeu o projeto Um piano pela estrada, do pianista Arthur Moreira Lima; nesse ano recebeu, pela primeira vez, o Tim Tambores, com oficinas voltadas para bandas marciais; há dois anos recebe a Caravana a Coca Cola, com uma série de oficinas e espetáculos em praça pública; e o Circuito Telemig Celular, que visita a cidade pelo sétimo ano consecutivo, de 17 a 23 de setembro de 2007.
Para a edição desse ano, o projeto selecionou 24 artistas de várias cidades mineiras para participar da etapa classificatória, avaliados por critérios baseados no caráter inovador do trabalho, no conteúdo poético das letras, nos arranjos, na singularidade e originalidade da obra e em sua execução, não havendo restrições quanto à nacionalidade, língua ou estilo.
O projeto que já visitou o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e várias cidades do interior mineiro, promovendo a integração de jovens com nomes consagrados da MPB, realizando shows, oficinas e seminários, além da gravação de Cds com os trabalhos selecionados, neste ano, amplia sua atuação, com mais dias, mais shows, mais oficinas, além de reativar o seminário Música e Movimento, promovendo um amplo debate sobre o futuro da música mineira e brasileira.
A primeira cidade a receber a expedição do projeto é São João Del Rei, entre os dias 3 e 9 de setembro, onde serão realizadas 17 oficinas artísticas e culturais e vivências com cerca de 300 profissionais da região. Entre os dias 7 e 9 será os artistas selecionados se apresentam, sendo dois a cada noite. Artistas patrocinados pela Telemig Celular encerram a programação de cada noite.
OFICINAS
De 17 a 23 de setembro será a vez de Montes Claros receber a caravana musical. Além dos artistas selecionados para a etapa classificatória, se apresentam os artistas patrocinados. Durante a semana serão realizadas as oficinas: Choro bem temperado, com o músico, multiinstrumentista e aprendiz de luthier Gabriel Guedes, que apresenta um pouco de sua história e fala da construção de instrumentos; oficina violão para todos/Fazendo música, ministrada pelo violonista, cantor, compositor, professor, arranjador produtor e diretor musical, Gilvan de Oliveira, criada a partir de sua experiência nas mais diversas áreas da atividade musical em todo o Brasil e que tem como tema a música brasileira, o fazer-música, compor, arranjar, harmonizar, improvisar e tocar em grupo; oficina A voz e o instrumento, ministrada pela cantora, professora de canto, preparadora vocal e diretora musical para música e teatro, Babaya. Na oficina, Babaya desenvolve temas que orientam as pessoas que utilizam a voz de maneira intensa e necessitam aprender a usá-la com mais conforto, protegendo-a do uso indevido. Aliado a isso, as oficinas também proporcionam aos cantores a possibilidade de praticarem o canto em grupo; entre várias outras.
Na edição do projeto em Montes Claros, o músico, multiinstrumentista e aprendiz de luthier Gabriel Guedes ministra a oficina Choro bem temperado, e, também faz show no sábado, dia 22 (foto: Manoel Freitas)
SHOWS
No palco, se apresentam, na sexta-feira, 21, Bala Black, Gu Brother, Cataventoré, Elisa Paraíso e Celso Moretti que convida Da Gama (baixista do grupo Cidade Negra); no sábado, 22, Concreto, Renegado, Carlos Farias e Coral das Lavadeiras, Gabriel Guedes, Gilvan de Oliveira & Babaya e Deco Lima e o Combinado convidam B Negão; no domingo, 23, Tambor do Matição, Bilora, Juarez Maciel convida Paulo Santos e Décio Ramos (Uakti) e a dupla montes-clarense Fabiana Lima & Bruno Andrade convidam Ivan Corrêa e Serginho Silva.
As inscrições para oficinas e horários e local do show ainda não foram divulgados, mas toda a programação do projeto é gratuita. Mais informações na pagina eletrônica www.conexaotelemigcelular.com.br .