Michelle Tondineli
Repórter
O montes-clarense Ícaro Helton escreveu dois livros em menos de um ano, que estão para ser publicados. Sem formação acadêmica, o que o mantém na literatura é apenas a vontade de escrever. Os livros Ponto de equilíbrio e O amor me escolheu deverão ser lançados ainda neste semestre, para engrandecer o conhecimento das pessoas que possuem a mente aberta.
Antes de escrever Ponto de equilíbrio, Ícaro conta que escreveu cinco ensaios e, não ficando satisfeito com eles, acabou queimando-os... O escritor fala que a inspiração vem durante a madrugada, levando apenas dois meses para escrevê-los no computador.
Ícaro Helton não sabe nem quando será o
lançamento, mas já pensa em terceiro livro.
- Eu sempre quis escrever, sempre vim trabalhando, acho que as pessoas possuem o medo de não dar certo. É melhor você ficar visando um sonho do que se deparar com o fracasso. Então, eu fui diferente e resolvi tomar uma atitude, pois eu já tinha o livro guardado em casa, é só lançar - diz.
PONTO DE EQUILÍBRIO
De acordo com o escritor, esse protótipo de livro demorou cerca de um ano e meio para ser transformado em história. Quando decidiu escrever, foram necessários dois meses, sem dificuldade.
- O livro tem vários personagens, mas basicamente o assunto tratado é o homem em si. E não aquilo que a gente quer, parece e demonstra ser, mostra o que nós somos. E até onde essa idéia de estabilidade e de segurança nos leva, até hoje isso é real. Porque por mais seguro e mais estabilizado que uma pessoa seja, ela não quer ser má. Fala muito disso e mostra também que, ajudando aos outros, nós acabamos ajudando a gente mesmo, redescobrindo a si mesmo - filosofa.
Segundo Ícaro, a história do livro fala de um médico que não vive bem o seu íntimo, e trabalha com crianças com câncer, usuárias de drogas, e trata muito da questão dos vícios, da maquiagem psicológica que as pessoas usam para esconder o que são.
MOTIVOS
O autor conta que realizou um pré-lançamento de 300 exemplares do livro no final de 2008. Ele descreve que as críticas sinceras foram bem aceitadas, e as vendas para quem não teve divulgação também foi rápida, e que as pessoas não devem ficar presas a um só detalhe da história que, pare ele, não quer dizer que um capítulo seja ruim e a história, um terror.
- Em um mês vendi todos os livros. Algumas pessoas não entenderam a história, outras falaram que gostaram, outros comentam que exagerei nos detalhes, principalmente nos momentos que falam de sexo, apesar de não ter sexo em si. Mas eu não podia fugir disso também, porque durante um momento da minha vida eu convivi com pessoas difíceis, usuárias de drogas, e o local onde elas vivem se transforma num chiqueiro. É muito comum você ver garotas menores de idade nuas, e coloquei isso no livro, eu acho que não peguei pesado - argumenta.
O AMOR ME ESCOLHEU
Para Ícaro, esse livro foi o mais trabalhoso, apesar de já estar cuidando do terceiro, que será um romance policial, além de concluir a capa do segundo livro. Ele diz que essa história foi criada através de um texto bíblico e é bem interessante:
- A pesquisa foi bem dura, bem cansativa, exigiu muito de mim. Durou dois meses de pesquisa e de produção. Eu pesquisava durante o dia e escrevia a noite, não sei porque mas a inspiração só vem durante a madrugada, horas e horas de madrugada escrevendo, comenta brincando.
De acordo com Ícaro, toda a revisão ortográfica foi realizada por uma professora, sem alterar nenhum sentido da história. Para ele a vontade de escrever é grande.
- Eu escrevo com força de vontade, e as vezes alguns assuntos o incomodam, dando inspiração para um novo tema, frisa.
LANÇAMENTO
Sem data definida para lançamento, Ícaro comenta sobre as gráficas da cidade e a falta de uma editora.
- Montes Claros não tem editora, o trabalho é de gráfica e muito simples, você paga, eles produzem e te entregam. Não tem aquele trabalho de divulgação, embora eu tenha proposto pagar uma parte e divulgar os lucros - informa.
O autor ainda descreve que o lançamento do livro deverá ser formal, com coquetel e algumas surpresas para apresentação dos trabalhos realizados nos dois livros. Além de pensar em detalhes como decoração, ambiente, música e outros.