Márcia Braga
Colaboração para O NORTE
O Fundo Estadual de Cultura, FEC, da secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, aprovou três projetos para Montes Claros. A Segunda etapa da restauração do Sobrado da Família Versiani Maurício, prédio tombado pelo município através do decreto-lei 1761, de 28 de setembro de 1999, e desapropriado pelo município em 2007. A proponente foi a secretaria municipal de Cultura, para a continuidade da restauração.
O projeto Festas de Agosto, sendo proponente a Fundação Cultural Genival Tourinho, e o projeto Pequenos e Grandes mestres da Folia, proposto pela Associação dos Ternos de Folia de Reis.
O casarão da família Versiani Maurício é a mais antiga edificação preservada do município, tendo sido construída em 1812. O trabalho de restauração está sendo executado pela empresa Restaurare, de Belo Horizonte.
Em recente reunião do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Montes Claros, Comphac, todos os membros rejeitaram a idéia de transformar o prédio em órgão público, e sim em um museu da cidade, que passaria a receber diversos acervos históricos.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, João Rodrigues, depois de restaurado o prédio poderá ser transformado em importante espaço cultural, que atenda a toda a comunidade.
FESTAS DE AGOSTO
Proposto pela Fundação Cultural Genival Tourinho, o projeto Festas de Agosto, contempla uma das mais importantes manifestações religiosas e culturais do interior mineiro. As Festas de Agosto, que reúne grupos de Catopés, Marujos e Caboclinhos, existem há mais de 160 anos, numa demonstração de resistência popular, religiosa e cultural, em devoção a São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e ao Divino Espírito Santo. Com suas fitas coloridas, danças características, canções, e instrumentos, os Catopés, Marujos e Caboclinhos são parte da identidade norte-mineira.
MESTRES DA FOLIA
O projeto Pequenos e Grandes mestres da Folia foi proposto pela Associação dos Ternos de Folia de Reis. A intenção é manter viva a tradição das folias de reis na região. São crianças e adolescentes que aprendem a tocar viola caipira, rabeca, pandeiros e caixas de folia.