Willian Cavalcanti
Repórter
onorte@onorte.net
Já está tudo pronto para a tradicional festa de agosto de Montes Claros. Com início previsto para o dia 15 e término dia 19 de agosto, os festejos ocorrem nas principais ruas da cidade. Entretanto, a mais tradicional figura das festas pode não estar presente. João Antonio Pimenta, popularmente conhecido como Mestre Zanza, tem passado por problemas de saúde e pode não participar dos cinco dias de folia.
O Mestre Zanza, que chegou a coroar o presidente Lula como Imperador do Divino Espírito Santo, recebeu recentemente infiltrações nos joelhos, que já andam frágeis após 70 anos de desfiles. Mas o que preocupa é seu coração. Ex-fumante, Mestre Zanza passou por um cateterismo na última semana e está com novo exame e possível internação marcados para a próxima segunda-feira, 06, pouco mais de uma semana antes do início da festa.
A morte de Nenzinho, no mês passado, abalou o Mestre Zanza, presidente da Associação dos Ternos de Catopés, Caboclinhos e Marujos de Montes Claros (fotos: Wilson Medeiros)
Este ano, as festas de agosto sentirão também a falta de um dos seus integrantes mais ilustres. O mestre Nenzinho, figura de muito prestígio entre os caboclos, faleceu no último mês. Um pouco abatido, Mestre Zanza resume, a morte de Nenzinho foi uma perda muito grande.
Mesmo com a saúde debilitada, Mestre Zanza, que é o atual presidente da Associação dos Ternos de Catopés, Caboclinhos e Marujos de Montes Claros, não desanima.
- A festa é um esteio do Norte de Minas, melhora a cada ano. São pessoas de todo canto do país que vêm nos ver - diz animado.