Mantendo tradições

Um dos símbolos dos Catopês é o capacete enfeitado com espelhos, miçangas, pedrarias, penas de pavão e as famosas e longas fitas coloridas

Jornal O Norte
17/08/2013 às 02:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:09

Andréia Pereira

Um dos símbolos dos Catopês é o capacete enfeitado com espelhos, miçangas, pedrarias, penas de pavão e as famosas e longas fitas coloridas. Geralmente, ele é confeccionado pelo próprio Catopê, por isso cada capacete é único e é resultado da criatividade de quem o produz. Desde o ano passado, a bisneta do poeta e seresteiro João Chaves, Danielle Souto Chaves Tolentino Guimarães, teve a ideia de produzir os capacetes para comercializar. “Tudo começou entre os familiares e amigos, que me pediam para fazer os capacetes, daí tive a ideia de vender”, explicou Danielle.

São necessários três dias para fazer um capacete, já que ele é produzido passo a passo. “Em cada etapa é preciso esperar secar para passar para a próxima fase”, ensina a artista, que relata que o luxo do capacete está na quantidade de penas, “quanto mais penas e pedras, mais lindo o capacete fica”.

Apesar da comercialização dos capacetes, Danielle destaca que o seu maior objetivo é perpetuar a tradição das Festas de Agosto através de seus símbolos e da participação nas festas: “Eu sou apaixonada por essa tradição, fui criada dentro das Festas de Agosto”, afirma. Ela demonstra tanto afeto pela tradição que já foi mordoma da bandeira do Divino Espírito Santo. Suas duas filhas também participam ativamente das Festas.

Interessados em adquirir o capacete podem entrar em contato com Danielle através do telefone (38) 9953 9421.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por