Lançamentos de livro e de medalhas marcam Dia do Barroco
Toda a exuberância de uma das artes e de um dos artistas mais reverenciados do País será homenageada em dupla comemoração, pelo bicentenário de morte de Aleijadinho e pelo Dia do Barroco Mineiro
ALMG vai celebrar manifestação artística reverenciada no País e seu artista maior, Aleijadinho |
Toda a exuberância de uma das artes e de um dos artistas mais reverenciados do País será homenageada em dupla comemoração, pelo bicentenário de morte de Aleijadinho e pelo Dia do Barroco Mineiro. A Reunião Especial de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) será realizada nesta terça-feira, 18, às 20 h, no Plenário. O evento também tem os objetivos de lançar a medalha comemorativa do Bicentenário de Morte de Aleijadinho, cunhada pela Casa da Moeda do Brasil, e lançar o livro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho: Artista síntese, da historiadora Cristina Ávila e do fotógrafo Márcio Carvalho.
O evento terá início com a exibição de um vídeo sobre o Barroco. Em seguida, o lançamento do livro sobre o artista mineiro. Depois, outro lançamento, dessa vez da medalha comemorativa do Bicentenário de Morte de Aleijadinho. Na sequência, apresentação do coral Cidade dos Profetas, de Congonhas (Região Central do Estado). Encerrando o evento, haverá coquetel temático, sessão de autógrafos do livro e venda das medalhas comemorativas.
Aleijadinho é o maior expoente da arte colonial no Brasil, e sua obra pode ser apreciada nas cidades mineiras de Ouro Preto, Sabará, São João Del-Rei e Congonhas. Por ser o dia da morte do artista, 18 de novembro passou a ser, a partir de 2013, a data de comemoração do Dia do Barroco Mineiro, instituído pela Lei 20.470, de 2012, uma iniciativa da ALMG. Essa legislação origina-se do Projeto de Lei (PL) 3.396/12, do atual presidente da ALMG, e é regulamentada pelo Decreto 46.309, de 2013, do governador.
