Michelle Tondineli
Repórter
A abertura oficial do TIM ArtEducação aconteceu ontem no Hotel Monte Rey de Montes Claros, como a presença do prefeito Luis Tadeu Leite, o secretario de cultura Ildeu Brauna e o presidente da Câmara Municipal Athos Mameluque.
O prefeito Luis Tadeu Leite falou que o projeto da TIM é extremamente importante, por desenvolver a arte com oficinas de dança e teatro, se renovando mais uma vez na cidade.
- Queremos incentivar as empresas para que sigam o exemplo da TIM, com a cultura, sendo muito importante para a nossa comunidade. Pois, uma grande parte de Montes Claros é carente e precisa de opções de lazer e de cultura, e nada melhor que projetos como este com a secretaria municipal de cultura, muito temos a oferecer se todos trabalharem em prol disso, conta o prefeito.
O secretário municipal de cultura Ildeu Brauna ainda acrescenta que é importante destacar a parceria da secretaria de cultura, da TIM e da ONG Humanizart, este projeto que tem oito anos de existência na região.
- É importante que ele trabalha diretamente com crianças de periferia, matriculadas nas escolas estaduais e municipais, criando uma grande oportunidade por realizar oficinas continuadas durante o ano. A criança aprende e não esqueça, e ainda tem a possibilidade de permanecer nas oficinas durante anos, tendo condições da sua oficina deferir na formação do jovem para melhor. A secretaria de cultura da valor a este trabalho, por ser algo superior e importante na formação profissional e social, explica.
O PROJETO EM MONTES CLAROS
A coordenadora executiva do projeto Virginia Moura explica que o projeto é realizado em parceria com as secretarias de cultura, cada cidade tem cinco oficinas de arte e atende a 300 crianças e adolescentes durante o ano, e no fim do ano, após os desenvolvimentos do trabalho, é apresentado um grande espetáculo, e é convidado a toda a comunidade.
- Montes Claros tem apresentado grandes espetáculos nestes anos, sendo um passo transformador na vida dessas crianças, adolescentes e familiares. A arte cria uma oportunidade das pessoas se descobrirem, para aumentar a auto estima e ter um olhar de que ela pode construir uma vida melhor. Um exemplo disso é a casa de meninas, que lá, elas começaram a fazer aulas de dança, e passaram a se arrumar mais, acreditar que podem melhorar e ter uma vida melhor com estudo e aprendizado. Podemos observar nas pequenas coisas do dia a dia, sendo muito emocionante acompanhar a vida desses meninos e a transformação da arte e cultura na vida dessas pessoas, sendo muito impressionante, revela.
SELEÇÃO DAS ESCOLAS
Segundo o secretario de cultura de Montes Claros, as escolas selecionadas, são aquelas que necessitam de uma melhor inclusão social no ano, sendo que a própria criança pode se inscrever na escola para desenvolver uma das oficinas.
- Eu acho que numa cidade como montes claros é muito importante este tipo de trabalho, e não só a cultura que trabalha com crianças, como vários órgãos, tem trabalhado através da cultura forma de diminuir o risco da criminalidade, alterando sua forma de vida, esperamos um trabalho sócio-cultural e educacional, que tem muito a oferecer para as crianças de periferia, fala.
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES
De acordo com Mauricio Bianco, assessor de corporações da TIM, o programa oferece aos professores das oficinas sócio-culturais de dança, teatro e música, a capacitação de seus conhecimentos profissionais.
- O projeto tem capacitação para os professores, em BH no final de julho, recolhemos professores que possuem conhecimento naquela área, para reciclar o conhecimento deles e até mesmo aumentar.
OBJETIVOS
Através da aliança entre setores, o Programa TIM ArtEducação beneficia cerca de cinco mil crianças e adolescentes a cada ano, com oficinas de arte distribuídas nos dois semestres letivos. Ao final de cada ano, são realizadas mostras artísticas dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e arte-educadores.
Os principais objetivos do programa é o fortalecimento da integração da arte, da cultura, da educação e da ação social, além de valorizar e fomentar as expressões artísticas locais, promovendo capacitação e oportunidade de trabalho. Integrar, através da cultura, as comunidades, estimulando o aprendizado, a socialização e oportunidade de trabalho e renovar e fortalecer uma rede permanente de comunicação entre todos os participantes através de alianças intersetoriais nos municípios. É válido lembrar que também atende crianças em risco social ou em conflito com a lei.
As crianças que não possuem acesso a cultura possuem um desenvolvimento social muito maior, por isso que orientamos a seleção das escolas municipais e estaduais da cidade, na qual as crianças possuem essa carência, locais de periferia que tenham pouca estrutura.
As prefeituras que possuem interesse no projeto devem procurar a Organizart que é a ONG que coordenada e idealizou este projeto e a partir daí a serem orientados para desenvolver o projeto na sociedade. Para mais informações acesse: http://www.arteducacao.art.br/.