Leonídia Rodrigues
Colaboração para O NORTE
Pela sétima vez, e a segunda em menos de dois meses, a banda Jhö Papa vai tocar em Montes Claros, nesta quinta-feira, no Parrilla, a partir das 22 horas. Segundo os músicos, “a banda tem uma história pessoal com a cidade. Já foram mais de seis apresentações na cidade e por isso, na comemoração dos cinco anos, o grupo não podia deixar de fora da agenda uma apresentação por aqui, só não imaginava que retornaria tão rápido”. O grupo também já fez shows em várias cidades do Norte de Minas, como Januária e Pirapora e pretende voltar à região com esse show comemorativo.
Uma fusão de ritmos, tribos e signos. Talvez essa seja a melhor maneira de descrever esse encontro sonoro da banda de Belo Horizonte Jhö Papa. Há cinco anos, Dú Moraes, no vocal, e Luisinho Vassalo, na bateria, apostaram em um novo projeto ao lado de Don Wollenweber, na guitarra, criando a banda. De acordo com o vocalista, Dú Moraes, eles começaram a “tocar algumas músicas nos bares de BH e a partir daí, a coisa foi crescendo, e hoje, graças a Deus, tocam em Minas Gerais inteira, e está sendo bem gostoso cair na estrada para fazer shows pelo estado”.
O nome do grupo foi inspirado numa gíria italiana divulgada em um dos maiores sucessos do cinema, “O Poderoso Chefão”. O baterista Luisinho Vassalo diz que o nome Jhö Papa quer dizer “deixa comigo, deixa que eu resolvo” e um dos integrantes gostou da expressão e passou a falar que esse seria o nome da banda. A maneira descontraída e própria agrada o público nos shows confirmando que a banda honra o nome escolhido.
NOVOS PROJETOS
Jhö Papa tem um CD gravado pela Seven/Universal Music que foi lançado em 2005 com 11 canções próprias incluindo o sucesso “Abalado” relançado em todo Brasil. “De certo modo, são várias temáticas que têm no CD, a temática maior é o sentimento, é o amor que a gente sente nos relacionamentos que a gente vive... e as canções são relatos de situações que a gente já viveu, não tem nenhuma ficção, nenhuma fantasia”, explica Dú Moraes. O maior projeto da banda neste momento é lançar um novo disco, já são mais 40 composições a serem escolhidas e os integrantes acreditam que logo o projeto se torne uma realidade.
Com influências do rock britânico, mpb e funk, nos shows, o Jhö Papa faz uma releitura de clássicos e apresenta um pop moderno nas composições próprias. E quem for ao show vai conferir além das músicas da banda, as novas composições, mas também músicas do Cazuza, Skank, Pato Fu, Jota Quest, Lulu Santos entre outros.