Até dia 31 de agosto, o Coral Universitário da Unimontes recebe inscrições para seleção de novos integrantes. Professores, acadêmicos, servidores, ex-alunos e comunidade em geral podem concorrer. Não há limite de vagas
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Continuam abertas, até sexta-feira, dia 31 de agosto, as inscrições para o Coral Universitário da Unimontes. Professores, acadêmicos, servidores, ex-alunos ou egressos da comunidade podem se inscrever na sala 51-A do prédio 2, no campus universitário Professor Darcy Ribeiro, de segunda à sexta-feira, das 17 às 19 horas.
Criado em 1992, tendo como fundadora a maestrina, soprano e professora Maristela Cardoso de Freitas e, posteriormente, a professora Augusta Clarice Guimarães Teixeira, que assumiu a coordenação do projeto no período de 1995 a 1997, o Coral Universitário é formado por 50 integrantes efetivos.
Aliando arte e educação como forma de desenvolvimento das aptidões nos contextos musicais, o Coral atua como agente para a formação e socialização de seus participantes
O Coral foi fundado por iniciativa do Departamento de Artes do Centro de Ciências Humanas (CCH) e atualmente está vinculado à Coordenadoria de Extensão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão, sendo classificado como projeto permanente da instituição, aprovado pelo CEPEx - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Com repertório eclético composto de música clássica, sacra, MPB, internacional, regional, folclórica e erudita em diversos idiomas, o grupo já realizou centenas de apresentações nas solenidades oficiais da universidade, como seminários, simpósios, fóruns e encontros de corais, além de eventos promovidos pela comunidade de um modo geral.
Aliando arte e educação como forma de desenvolvimento das aptidões nos contextos musicais, o Coral atua nos setores pessoal, grupal, comunitário, social e político, e como agente para a formação e socialização de seus participantes.
Desde 1998, a condução artística do Coral é feita pelo coordenador e regente titular, professor Waldir Pereira da Silva e pelas professoras de Canto e Técnica Vocal, Aparecida de Jesus Soares Pereira e Maria Amélia Castilho Feitosa.
De acordo com a professora Aparecida Soares, no processo de seleção, num primeiro momento, serão escolhidos sopranos, contraltos e tenores baixos, e, a partir de então, serão realizadas oficinas para aperfeiçoamento das vozes, quando serão selecionados outros novos integrantes.
Os interessados podem se inscrever na página eletrônica da Unimontes - www.coral.unimontes.br. Além de preencher o formulário técnico, os candidatos deverão relacionar informações sobre as experiências musicais, estilos e tipo de voz, que facilitarão as audiências de aptidão.
PALESTRA
Na noite desta quinta-feira, 30, às 19 horas, o professor Alberto José Vieira Pacheco, da Unicamp -universidade de Campinas, ministra palestra para professores e acadêmicos dos cursos de Artes Plásticas, Música e Teatro da Unimontes. Com o tema Canto Italiano: uma análise comparativa dos tratados de canto de Píer Tosi, Giambattista Mancini e Manuel P.R. Garcia, a palestra, segundo o coordenador do curso e também regente do Coral Universitário, professor Waldir Pereira da Silva, tem como objetivo promover o debate em torno de um dos mais completos trabalhos sobre canto italiano dos séculos XVIII e XIX.
Na palestra, o professor Alberto Vieira destaca, entre outros aspectos, os elementos que ajudam o intérprete dos dias atuais a executar o repertório vocal.
De acordo com o professor Waldir, o curso de Artes possui, atualmente, 210 alunos matriculados, e a palestra tem grande importância no incentivo da investigação e científica na área.
A palestra acontece no auditório do prédio 2, do campus universitário Professor Darcy Ribeiro e a participação é aberta a acadêmicos de outros cursos e toda comunidade. A entrada é gratuita.