Samuel Fagundes
Reporter
O projeto Estações Musicais na Unimontes apresenta, nesta quinta-feira 30, o concerto Imaginária Primavera, dedicado à obra do compositor mineiro Edmundo Villani Cortes. Neste concerto, também será lançado o coro Madrigal Estações Musicais que é composto por professores e alunos da Unimontes e do Conservatório Lorenzo Fernandes, sob a regência do prof. Fábio Carvalho.
Invierno Porteño foi realizado em agosto e homenageou
o compositor argentino Astor Piazzolla
A professora de piano, Talitha Perez é a coordenadora e idealizadora do projeto. Ela conta que o objetivo é apresentar à comunidade montes-clarense o trabalho que vem sendo desenvolvido nos cursos do departamento de Artes da Unimontes.
OBJETIVOS
- Eu entrei com o projeto Estações Musicais neste ano como o intuito de mostrar o trabalho que desenvolvemos nos cursos do departamento de artes, aqui da Unimontes, mas utilizando professores e alunos também de outras instituições, como do Conservatório Estadual Lorenzo Fernandes que tem parceria com a gente, assim como pessoas de toda a comunidade. A idéia é unir todas essas pessoas – revela Talitha.
A equipe do projeto é formada pelos professores Fabio Carvalho, Christiane Franco, Patrícia Perez, Roberto Mont’Sa, Andréia Cardoso e Ricardo Malveira. A intenção, segundo Talitha, é de unir os cursos do departamento de artes fazendo grandes apresentações.
- A idéia é unir as três áreas do departamento de artes, que são música, artes visuais e teatro. Nós fizemos em maio o primeiro evento dentro desse projeto, que foi a Ópera no outono. Em agosto fizemos o Invierno Porteño, e agora Imaginária primavera que é uma homenagem ao Edmundo Villani Cortes, um compositor mineiro de Juiz de Fora, que é um dos maiores compositores vivos do Brasil – diz Talitha.
EDMUNDO VILLANI CORTES
Talitha explica que o homenageado, Edmundo Villani Cortes, por estar entre o erudito e o popular, no programa serão apresentadas desde canções e modinhas até choros e sambas.
- O Edmundo é doutor em música, tem uma criatividade incrível, tem muitas músicas, ele tem até ópera. Eu fui a São Paulo conhecê-lo e fiquei encantada, é uma pessoa adorável, cedeu todo material que vamos apresentar sobre ele, que está com um grande interesse, tanto que eu iria a São Paulo filmá-lo, mas devido a um problema de saúde, não pude ir. Porém, ele mesmo gravou o vídeo e vamos apresentá-lo com ele falando sobre sua obra. Vai ser muito interessante. Eu estou muito feliz de homenageá-lo porque, infelizmente, no Brasil, as pessoas não têm muita memória, e muitas pessoas quando são reconhecidas só o são depois que morrem. Minha felicidade é de poder homenagear uma pessoa que está viva e que é um excelente compositor e, além de tudo, mineiro - afirma a coordenadora do evento.
IMAGINÁRIA PRIMAVERA
O nome da apresentação – Imaginária primavera foi inspirado no Edmundo Villani Cortes, que, segundo Talitha, trabalha muito com o imaginário das pessoas. E que toda a sua família tem na música um lado comum.
- O Edmundo tem varias peças em que usa o imaginário, então, por isso, o nome Imaginária primavera. Inclusive no programa, faremos a Imaginária serenata e o Baile imaginário. Ele é um musico de formação erudita, mas que tocava muito na noite. Foi durante muitos anos pianista do sexteto do apresentador Jô Soares. A família dele é toda de músicos: a mulher é cantora, a filha é contrabaixista do programa Altas Horas, e o filho é saxofonista, faz trilhas de cinema. Além de tudo, é uma pessoa adorável, cedeu todo material com muita boa vontade, tem de chorinho a ópera, é de uma grande diversidade a criação dele.
APRESENTAÇÃO
No evento acontecerão apresentações de piano solo, violino e piano, flauta e piano, conjuntos com contrabaixo, piano, duas flautas, clarinetas, saxofone e percussão. O programa foi montado começando com músicas mais eruditas e finalizando com samba. Variando entre peças solo e em conjuntos, algumas mais eruditas e outras mais populares, mostrando todas as facetas das composições de Edmundo que transita entre o erudito e o popular.
EXPECTATIVAS
As expectativas, para Talitha, são as melhores possíveis. Segundo ela, na última apresentação que foi feita em agosto compareceram mais de 900 pessoas, e a intenção é que esse número seja ultrapassado.
- Esperamos casa lotada. Na última apresentação que fizemos, em agosto, compareceram mais de 900 pessoas. O local estava lotado e o pessoal gostou da apresentação. O repertório para essa apresentação está muito chamativo, porque tem chorinho, tem samba e eu acho que vai agradar todo mundo. A música dele é linda e bem diversificada. Esperamos variadas pessoas desde crianças até idosos. Eu acho que a musica atinge todo mundo, você não precisa entender, tem é que gostar. A música, quando é bem feita, atinge a pessoa e é isso que queremos, estamos procurando fazer eventos que atinjam todo mundo e esse compositor em particular tem a característica que queríamos para o projeto. Ele tem tudo a ver com nossa proposta.
RENATA
A cantora Renata Figueiredo vai participar do evento fazendo percussão. Ela conta que está bastante empolgada para a apresentação que para ela será maravilhosa.
- Participar desse evento é um prazer, porque será uma apresentação maravilhosa, com a Talitha Perez que é nacionalmente conhecida e respeitada. Então, é muito enriquecedor, é ótimo, são músicas lindas e eu convido a todos para irem apreciar. É a primeira vez que eu estou participando desse evento, depois de assistir à ultima apresentação, que adorei.
SERVIÇO
A apresentação do concerto Imaginária primavera acontece a partir das 20h30min no Automóvel Clube de Montes Claros. A entrada é gratuita. Para mais informações (38) 3229–8241.