Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
A partir dessa segunda-feira, 9, Montes Claros passa a abrigar o projeto Segunda Maior, que, durante cinco anos, encantou ao público no palco do grande teatro do Palácio das Artes.
Idealizado e produzido pelo músico e compositor montes-clarense, Marcelo Alkimim, o Segunda Maior se tornou conhecido pelo público mineiro por promover o encontro de artistas de renome nacional da música brasileira, com artistas regionais de talento comprovado e com produção musical em ascensão.
- Quando começamos com o projeto no Palácio das Artes, muita gente duvidou que fosse dar certo, por ser numa segunda-feira. Mas nossa expectativa se confirmou e, durante cinco anos, vários artistas passaram pelo palco do Grande Teatro, sempre de casa cheia – conta o produtor.
A partir desse mês de julho o projeto passa a acontecer em Montes Claros. A primeira edição é na noite desta segunda-feira, 09, com a presença do cantor e humorista Saulo Laranjeira, no Restaurante Parrilla.
- A idéia inicial é promover um encontro mensal, em diferentes locais da cidade. Assim como aconteceu em Belo Horizonte, muita gente não acreditou que fosse dar certo, porque em Montes Claros, normalmente, não acontecem eventos na noite de segunda-feira. Mas, felizmente, mais uma vimos que é possível, que a inovação do dia pode dar certo, pois os ingressos esgotaram quase duas semanas antes do espetáculo – comemora Marcelo.
Segundo o produtor, o Segunda Maior tem como objetivo trazer a Montes Claros espetáculos de cunho inédito com artistas de renome nacional da música e do humor brasileiros, unindo a esses nomes, artistas regionais, em um mesmo palco.
No espetáculo de estréia, Saulo Laranjeira apresentará as muitas faces do humorista, cantor e contador de casos, através de seus personagens que já fizeram história, como a Véia Messina e o deputado João Plenário, presença constante do programa do SBT, A Praça é Nossa, além de seus inumeráveis tipos urbanos e rurais, músicas e outras surpresas.
Com a versatilidade, humor e musicalidade que lhe são peculiares, o mineiro de Pedra Azul também vai mostrar seus horizontes musicais e interpretativos, e promete deixar, como sempre, a platéia entusiasmada e muito à vontade durante o espetáculo.
- Nossa proposta é promover espetáculos inéditos e de bom gosto, sempre com os olhos voltados para o novo e para similaridade entre seus participantes, mas de forma mais intimista, sem muito aparato tecnológico, bandas grandes; um momento de encontro de amigos; coisa que ainda não acontecia na cidade – explica Marcelo.
O produtor ressalta que, durante anos, o espaço aberto pelo Segunda Maior sempre contou com a aceitação de artistas e público mineiros e que serviu de modelo para muitos artistas iniciarem seus próprios projetos.
- O mercado de trabalho para o artista é muito competitivo e os trabalhos independentes sempre tiveram carência de patrocinadores. Como Montes Claros tem muita gente talentosa, vamos abrir espaço para esses artistas, que terão acesso à mesma estrutura montada para o artista de renome, mantendo sempre a coerência com os gêneros artísticos, sem abandonar o compromisso de levar ao público, espetáculos de alto nível. – conclui o produtor.
Pelos palcos do Segunda Maior já se apresentaram artistas de renome nacional e internacional, como Tavinho Moura, Nelson Ayres, Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Flávio Venturini, Lô Borges, Toquinho, Moraes Moreira, Nana Caymmi, Francis Hime, Miúcha, Geraldo Azevedo, Elomar, Dori Caymmi e a dupla Sá e Guarabira, além do próprio Marcelo Alkmim.