Hoje é dia do Luau Natural no Sapucaia

Jornal O Norte
Publicado em 29/05/2009 às 10:44.Atualizado em 15/11/2021 às 07:00.

Michelle Tondineli


Repórter



Hoje acontece em Montes Claros o Luau Natural, a partir das 21h no Sapucai Grill, com o apoio do Sertão Calango, Coletivo Plug e secretaria de Meio Ambiente. A rua do evento será fechada para a montagem do palco, paredão e slackline.



null



As prévias contaram com apresentações musicais, paredão de escaladas e slackline. Além de um telão com mostras de filmes de educação ambiental, filmes esportivos sobre escalada, e distribuição de mudas para população que passar no local levava uma para casa, com o apoio dos Leões do Cerrado.



BELEZAS



O organizador do evento Rãs Nazareno Marvin, conta que a primeira edição do Luau Natural aconteceu na semana santa, na cidade de Milho Verde. A cidade foi selecionada por suas belezas turísticas e ligação com a natureza, pelas belas cachoeiras, servindo para atrair o público. Com o grande sucesso de lá resolveram realizar a segunda edição em Montes Claros, seguindo futuramente para outras cidades, como Grão Mogol, Porteirinha e outras, para propagar a manifestação artística e cultural de Montes Claros por todo o estado de Minas Gerais, apresentando a qualidade dos músicos e bandas da região.



A iniciativa aconteceu também na cidade de Diamantina, proporcionando uma turnê com as três principais bandas da cidade: Seu Stylinga, Maracutaia e o Tatarana, que, neste tour teve a participação dos músicos Flavin Ribeiro e Maria Rita. Foram realizadas apresentações entre as duas cidades movimentando as noites das cidades históricas com bandas montes-clarenses.



- A ideia do evento surgiu mais para melhorar a cena musical montesclarence no Norte de Minas Gerais, em parceria com o pessoal de Milho Verde e do Sertão Calango, que foi surgindo às idéias de ligação com a natureza - comenta Nazareno.



Nazareno ainda revela que as bandas que tocarão no evento são Tatarana com muito MPB e Rock, Seu Istylinga e Jamy com reggae, Maracutaia com Samba Rock e um forró pé de serra com Mangariah.



- A seleção das bandas foi realizada através do perfil que mais combinava com o evento, que concordava com a proposta do Luau, não existindo desta forma nenhuma pré- seleção - esclarece.



DIVERSÃO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL



A ideia de colocar um paredão de escaladas e slackline no evento surgiu para diferenciar e ligar natureza, música e lazer.



Elton Júnior, mais conhecido como Bill, é o organizador do paredão de escaladas e slackline no evento. Ele conta que a equipe do monitores durante o evento não precisa ser grande, mas durante a montagem é necessário, pois leva cerca de cinco horas para erguer as paredes, para desmontar é bem mais rápido. Sendo necessária a preocupação com a segurança, mesmo não sendo a primeira vez que a estrutura é montada, Bill demonstra preocupação com a segurança.



- A segurança é um dos principais fatores, pois em meio de festa as pessoas já começam a ficar meio alteradas com a bebida e empolgação. É necessário ter monitores que conheçam o esporte e que façam tudo com muita segurança. Não me lembro de termos algum problema, o pessoal costuma gostar demais - conta.



Bill ainda acrescenta que a parceria com os organizadores do evento é para facilitar o acesso das pessoas à prática da escalda, que é muito requerida e que necessita ter todo um equipamento e preparação com um custo um pouco alto.



- E, é com o projeto escalada para todos, que leva a população mais carente e de baixo conhecimento, a conhecer e aproximar do paredão de escalada e equipamentos. Atraindo também o objetivo de lazer, arte e cultura, resolvemos fundir o evento com este esporte - diz.



VISÃO MUSICAL



O organizador do evento e também guitarrista da banda Seu Istylinga, Rãs Nazareno, explica que como músico ainda existe muita dificuldade no cenário musical da cidade, por serem bandas independentes.



- Somos a favor de outro nível de música sem ser axé e sertanejo, as apresentações são de forma independentes, e não precisamos de nenhum empresário, fazemos as coisas sozinhas, na cara e na coragem e despertando interesse público - explica.



Para melhorar o cenário musical de Montes Claros, Nazareno ressalta que falta o apoio de instituições culturais para os músicos e suas bandas, no cenário independente.



- Temos a música em nosso coração e independente de qualquer coisa, vamos estar batalhando ali, sem esperar por ninguém e fazendo as coisas acontecerem - ressalta.



Já Rafael Carneiro, mais conhecido como Lobão, baterista da banda Tatarana, fala que espera que esta edição seja tão boa quanto foi a primeira  em Milho Verde, ainda mais que a qualidade da organização e das apresentações estavam ótimas, devendo ser uma festa periódica.



- Em nossas apresentações contamos com a cantora Maria Rita, formando a junção da banda Tatarana Trio e com Maria Rita e os Barulhos. Composta por mim, Béu, Julio, e como convidados Maria Rita e Flávio Ribeiro - revela.



Lobão ainda conta que o repertorio é bem variado, acrescentado de novas ideias, com muito MPB e Rock.



- Com a nova formação ainda não temos shows agendados, mas o Tatarana Trio se apresenta neste domingo no Taberna Roots, junto com Seu Istylinga. Além de todas as quintas-feiras no Empório Canadá, a partir das 22 horas, futuramente em julho, as apresentações no Taberna Roots serão nas sextas-feiras – revela.



SLACKLINE E ESCALADA?



Slackline é a nova moda que o pessoal esta trazendo para Montes Claros, que nada mais é que andar sobre cordas, mandando manobras. A natureza dinâmica da fita tubular, que agüenta 2.200 quilos, permite com que acrobacias e manobras impressionantes sejam realizadas por quem se aventura em seus diversos e intensos balanços. É necessário andar descalço ou de tênis.



A escalada esportiva é uma prática que utiliza as técnicas e movimentos de montanhismo e que tem como objetivo exigir o máximo de força e concentração do atleta. A técnica, a coragem, a adrenalina, juntamente com a força, são os fatores fazem da Escalada um esporte apaixonante. O atleta da escalada deve encontrar diferentes soluções para ultrapassar os obstáculos, não importando se está em uma cadeia de famosas montanhas européias ou na parede de uma academia.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por