Márcia Braga
Colaboração para O NORTE
Um total de sete rabecas, uma espécie de violino rústico, cinco violas, oito violões e oito cavaquinhos foram entregues ao projeto Pequenos e Grandes Mestres das Folias de Reis. Os instrumentos foram fabricados pela Oficina Lutheria Rio Acima, uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e teve apoio do Fundo Estadual de Cultura em parceria com o BDMG. A oficina, que funciona no espaço anexo à Casa do Tambor, tem hoje 34 alunos que aprendem a construir instrumentos, e esta é a primeira vez que faz um repasse para um grande projeto.
Foliões comemoram os novos instrumentos
A intenção é fortalecer os ternos de Folia de Reis neste período natalino, quando os foliões iniciam as visitas religiosas. Existem atualmente em Montes Claros cerca de 100 ternos de foliões, mas cadastrados na Associação de Ternos de Folias de Reis e Pastorinhas de Montes Claros, são apenas 10. E esses benefícios só podem ser repassados através da associação. O coordenador do projeto, Leonardo Avelar, esclarece que o cadastro é simples, basta ir até à associação e incluir o terno de folia, além de participar das reuniões, que acontecem no prédio do Centro Cultural Hermes de Paula, na Praça Dr. Chaves (Matriz), no centro da cidade.
- A idéia é que a partir do ano que vem os grupos estejam mais fortalecidos, inclusive com a associação preparada para fazer seus próprios projetos, para que tenham mais autonomia. Os grupos estão se organizando e já temos três ternos trabalhando com crianças, criando os grupos de foliões mirins. As Folias de Reis são a maior manifestação da cultura popular da região do Norte de Minas - diz Leonardo Avelar.
Para o secretário municipal de Cultura, que esteve presente durante a entrega dos instrumentos, foi um momento importante “em que os fazeres deste grande projeto de lutheria, se traduzem em benefícios aos grupos tradicionais das folias de nossa região”, avalia o secretário. Os interessados em cadastrar seus ternos de Folia de Reis e grupos de Pastorinhas na associação, podem procurar a Secretaria Municipal de Cultura para obter mais informações.