Grupo Pequi com Jatobá está na 7ª Mostra de teatro

Jornal O Norte
18/07/2008 às 09:44.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:38

Paula Machado


Repórter


 


O espetáculo teatral as Perípécias da Véia,  uma comédia dirigida por Lena Guimarães - atriz e escritora da cidade de Salinas MG e escrita pelo ator e diretor João André, natural de Minas Novas, será apresentado amanhã no centro cultural Hermes de Paula. A peça tem horários às 19h e 21h, o ingresso para assistir às peças custa três reais.

O grupo de teatro de Salinas, pequi com jatobá, vem pela terceira vez a Montes Claros. A peça as peripécias da veia já foi apresentada na cidade cinco vezes em alguns dias com mais de uma sessão. O grupo teatral pequi com jatobá se apresentou em várias cidades, dentre elas podemos citar Salinas, Minas Novas, Berilo, Turmalina, Araçuaí, Comercinho, Montes Claros, Belo Horizonte, entre outras.

EXPECTATIVAS DE PÚBLICO E OBJETIVOS

Quanto ao público, espera-se um número grande de pessoas para que elas possam prestigiar os artistas e suas peças como também para que elas se divirtam. Segundo afirma Lena, a receptividade das pessoas é muito boa. Ela revela que o público ri do início ao fim do espetáculo, e que também se comovem e se surpreendem. Nada mais merecido a um talentoso ator do que o reconhecimento do público. Na peça, João André interpreta com muito talento uma Senhora que é a personagem Vó Bia de oitenta e dois anos, numa temática brasileira, com uma linguagem coloquial, extraída da região.

HISTÓRIA E TRAJETÓRIA DA CARREIRA E PARCERIAS

De acordo com a atriz e escritora Lena Guimarães, ela só conheceu João André quando estava com o espetáculo Cenas do Tempo, do grupo nômades,  em um Festival de Teatro. A partir desse momento os dois começaram uma parceria. Lena foi aprovada como projeto folhas e versos na lei estadual de Incentivo a Cultura, onde tinha como foco principal a edição do quarto livro da escritora Pacto Sob Outono e Oficinas de teatro na região do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas.

João André e Lena Guimarães começaram a trabalhar juntos, pois ele estava parado e o espetáculo faltando dramaturgia. A escritora repaginou a peça - As Peripécias da Véia, escrevendo e complementando o texto para uma dramaturgia relacionada, melhor constituição de elementos e assim fez então a direção do monólogo.

Como relata Lena, o João fez aproximadamente quatro peças e ela dez. Entre as que ela fez, podemos citar algumas como Luanda Canta Zumbi, Lágrima, A Dança da Coral, Cenas do Tempo, Sempre Será Uma vez, Paixões Urgentes, pacto, entre outras.

Entre estas João André,  participou de Cenas do Tempo e do Pacto.

SOBRE UMA DE SUAS PEÇAS

Pacto é um drama romântico:  são dois atores que fazem o papel da poesia e do poema. Lena interpreta o papel da Poesia e João o do Poeta.

O Pacto, espetáculo extraído do livro Pacto Sob Outono a atual e mais importante peça da escritora, está sofrendo mudanças, é  um espetáculo do Nômades. Está com dois atores e formando nova equipe de cenógrafos, iluminadores etc.

De acordo com Lena não ganharam prêmios porque nunca participaram de nenhum evento que concorresse a um.

- Não ganhamos prêmio porque nunca participamos de eventos que concorresse a um. Mas estamos no mercado e permanecer nele é muito importante. Diz ela.

Em relação ao espetáculo o pacto, o publico parece ficar suspenso, pois a atriz anda em mais de sessenta garrafas de vidros, quebradas e descalça. Esse espetáculo foi apresentado na mostra de teatro do ano passado.

OUTROS TRABALHOS

A escritora tem quatro livros publicados, o último Pacto Sob Outono, traz o prefácio do Jackson Antunes e contra capa do Aroldo pereira, tendo como patrocinadora a Datamed – BH. A peça o pacto, foi apresentada em maio no Palácio das Artes, nas Terças Poéticas e está sendo um espetáculo muito apreciado.

Participa do Psiu Poético, há alguns anos, onde conheceu Aroldo Pereira. No mesmo período fez um ano de apresentação de dança com Luciano de Jesus.

- Montes Claros é um grande referencial cultural para mim, como também afetivo. Afirma ela.

Lena também participa do festivale, onde acontece anualmente em cada cidade do Vale.

Lena Guimarães e João André, já ministraram oficinas de teatro Expressão Corporal e Interpretação em várias cidades, ela atualmente ministra em Montes Claros , Pirapora, e no Vale.

Lena da sua opinião ao jornal O Norte de Minas sobre como está o cenário nacional para o teatro.

- Há sim interesse do povo pelo o teatro, aliais o gosto pelo teatro tem crescido bastante. As leis de incentivo estão aí, apesar de serem burocráticas. Mas a parceria do estado para com o artista é fundamental. Os órgãos públicos ainda estão engatinhando rumo ao fortalecimento. Mas falta uma inclusão da população à música, ao teatro, a cultura em geral. Explica Lena.

Lena ainda faz um apelo para as entidades ao dizer que elas deveriam focar seus objetivos para que haja uma melhor produção da cultura, com festivais ou mostras, onde possam oferecer aos artistas mais recursos para um melhor desempenho.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por