Samuel Fagundes
Repórter
O grupo teatral Grande Palco oferece a oficina de Leitura dramática nos dias 16, 17 e 18 deste mês. De acordo com o atual presidente do grupo, Vitor Oliveira, o resumo formal da oficina é pensar na interpretação, a partir do trabalho de texto e estudar os múltiplos entendimentos, direções e intenções de um texto por base na palavra.
(foto: DIVULGAÇÃO)
O grupo Grande Palco completa 6 anos em 2009
A oficina de leitura dramática será a retomada das atividades do grupo marca também, o início da nova diretoria do grupo que foi eleita no fim do ano passado.
A carga horária da oficina será de 12 horas sendo ministrada pela professora graduada pela UNB, Luana Proença.
PROFESSORA
De acordo com Vitor, Luana Proença é bacharel em Artes Cênicas. Junto à Cia teatral Néia & Nando, realizou espetáculos adultos, infantis e infanto juvenis, trabalhando tanto como atriz quanto como produtora, iluminadora, sonoplasta e maquiadora. Ela cursou o núcleo de teatro Arké, curso de teatro Mapa’ti, oficina dos Menestréis, ministrada por Deto Montenegro, e participou de vários projetos e de outras peças também.
OFICINAS
O grupo já tem um trabalho com oficinas desde o primeiro ano de sua criação, já foram feitas oficinas de teatro de rua, de improvisação, de maquiagem dentre outras. É a segunda oficina de leitura dramática que o grupo promove, porem é a primeira com a Luana Proença, que volta pela terceira vez a cidade, e irá ministrar a oficina.
- A leitura no teatro é muito importante, então achamos interessante trazer essa oficina de leitura de dramática que tem como foco a criação de personagens e criação de palavras chaves. Nós participamos do projeto Gaia em 2005, e a Luana Proença veio como oficineira, e participamos da oficina que ela deu e pegamos amizade. Como ela queria muito voltar com alguma oficina à cidade e nós tínhamos a intenção de fazer uma oficina, unimos o “útil ao agradável”. No teatro temos a leitura branca, que é o simples fato de ler o texto, e temos a leitura dramática, que já é uma leitura feita com personagens e tudo, é como se a peça estivesse sendo encenada, porem em forma de leitura – conta Vitor.
Segundo Vitor, serão trabalhados textos de alguns autores famosos, com uma apostila que será enviada via email para os participantes. Os textos serão bem variados para dar a possibilidade de treinar todos os gêneros e possibilidades de leitura.
PERFEIÇÃO NO TEATRO
Um dos objetivos da oficina, além de ser uma oportunidade para aperfeiçoarem suas técnicas, é também para contribuir com a classe teatral da cidade, porque segundo Vitor, geralmente existe muita carência desse trabalho com oficinas, e eles estão fazendo por um valor que é acessível. Uma oficina como essa em uma capital, com o currículo que a Luana Proença tem, as pessoas chegam a pagar R$ 50,00, até porque geralmente em cidades maiores eles dão mais valor.
A próxima peça a ser apresentada pelo Grupo Grande Palco, será Esquetes 2, que eles tem a intenção de apresentar em março. Devido ao sucesso da primeira peça eles resolveram montar essa segunda parte.
INÍCIO
O grupo Grande Palco completa seis anos em maio. Foi fundado por Wiliam Ferreira e Vinicius Almeida na escola Normal. A princípio era um grupo de alunos da escola que resolveram fazer teatro e conforme as coisas foram ficando mais sérias e o trabalho foi evoluindo, resolveram se profissionalizar.
Vitor Oliveira afirma que 2008 foi o melhor ano para o grupo em se tratando de reconhecimento e de número de apresentações. Ele espera que o ano de 2009 possa igual ou melhor do que o ano que passou.
- O ano que passou foi o melhor ano para o nosso grupo, em questão de apresentação e reconhecimento do público. Apresentamos, desde o início do ano, tivemos projetos com a prefeitura e com empresas privadas, peças premiadas na mostra de teatro, convites para apresentar fora da cidade. Já estamos começando o ano com essa oficina, em março tem apresentação, julho tem a mostra de teatro, então tem tudo para ser mais um ótimo ano para o grupo – diz.
SERVIÇO
A oficina de leitura dramática acontecerá no colégio Indyu, de 16 a 18 de janeiro. A carga horária é de 12 horas e os participantes ganham certificados. O preço é de R$ 15,00. Para informações sobre as inscrições ligar para (38) 9172-4740.