Com oficinas e espetáculos
de dança e teatro, a caravana
itinerante visita seis cidades
do Norte de Minas e
Vale do Jequitinhonha
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Começa nesta sexta-feira a caravana itinerante Expresso Sertão, que leva o espetáculo teatral Brincando de Brincar III, apresentado pelo grupo Fibra, e o musical Canto Sagrado, apresentado pelo Studio de Ballet Jaqueline Pereira, a seis cidades do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.
É o segundo ano do projeto Expresso Sertão e, segundo a diretora do grupo de teatro Fibra, Terezinha Ligia, a proposta é oferecer conhecimento através das oficinas, além de popularizar o teatro e a dança contemporânea.
Através da dança contemporânea, o espetáculo Canto Sagrado traduz a alegria, a dor, a glória, a santidade dos mistérios do terço e a devoção dos fiéis católicos (foto: arquivo)
A primeira cidade a ser visitada pela Caravana é Grão Mogol, no Norte de Minas. Nesta sexta-feira e sábado, dias 10 e 11, os dois grupos participantes promovem oficinas de dança e teatro, com participação de 25 adolescentes e 5 educadores. As aulas acontecem na câmara municipal, das 8h às 13h, e, segundo os coordenadores, os trabalhos realizados servirão de incentivo para criação de novos grupos teatrais e de dança, o que vai possibilitar o surgimento de novos talentos.
Em estrutura cênica montada especialmente para a caravana, os espetáculos serão apresentados nos dias 10 e 11, a partir das 19h30, na Praça Beira Rio, de forma que toda a comunidade possa assistir, gratuitamente. A proposta, de acordo com os coordenadores, é levar o teatro e o ballet a uma população que normalmente não tem acesso a esse tipo de espetáculo.
BRINCANDO DE BRINCAR III
Criado em 1979, o grupo Fibra tem no espetáculo Brincando de Brincar a sedimentação de seu trabalho. Segundo a diretora Terezinha Lígia, a idéia inicial foi realizar um espetáculo lúdico que promovesse uma interação com o público infantil e, também, o resgate dos costumes e tradições culturais da região.
- A peça é resultante de uma pesquisa minuciosa das tradições folclóricas do Norte de Minas. Foi feita uma coletânea de brincadeiras, onde todos os atores cantam, dançam e representam - explica a diretora.
CANTO SAGRADO
Inspirado nos terços cantados em Santa Bárbara, zona rural de Montes Claros, segundo a bailarina e coreógrafa Jaqueline Pereira, o musical Canto Sagrado foi concebido para dar vida a um insight.
- Quando vi pela primeira vez a fé e a entrega das pessoas enquanto cantavam o terço, tive uma imensa vontade de trazer aquele mesmo sentimento que experimentei para o palco - conta.
O espetáculo mistura erudito e popular, ao som de Bach, com participação especial de Terezinha Ligia e Amauri Tibo, que cantam os três mistérios do terço: gozosos, dolorosos e gloriosos. Encenado por cinco bailarinos que, através da dança contemporânea, traduzem a alegria, a dor, a glória e a santidade dos mistérios do terço, e cenário da artista plástica Conceição Melo, Canto Sagrado é uma tradução da devoção dos fiéis católicos.
EXPRESSO SERTÃO
Realizado pelo Grupo Fibra, subsidiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Funorte, em sua segunda edição, além de Grão Mogol, o projeto itinerante visita as cidades de Salinas, Janaúba, São Francisco, Pirapora e Montes Claros, onde também serão apresentados os dois espetáculos e realizadas as oficinas, com participação aberta ao público, gratuitamente.