Michelle Tondineli
Repórter
Vai até o próximo dia 21, no Centro Cultural, a exposição de fotos históricas de Montes Claros. O evento faz parte da 1ª Jornada Mineira do Patrimônio Histórico, que está sendo promovida em Montes Claros pela Secretaria de Estado de Cultura, através do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, em parceria com a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Cultura.
A exposição apresenta um total de 50 registros fotográficos do acervo da Divisão Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, montadas por Raquel Mendonça, através do arquivo público, foi selecionada as fotos para a exposição. Parte da história de Montes Claros pode ser conferida, desde o surgimento do Arraial de Formigas, através de fotos que mostram seus casarões, sobrados, praças, monumentos, eventos e grandes personagens.
Estação de passageiros do aeroporto local em 1941.
De acordo com Dário Cotrim, as fotos históricas contam os fatos desde o Arraia de Formigas através de casarões, sobrados, praças, monumentos, grandes personalidades.
- È a memória de Montes Claros por si mesmo. E por fazer parte da jornada mineira, a exposição da pontos para Montes Claros. O estado manda uma arrecadação para ser usado na cultura. É muito importante cumprirmos com o que determina, nesta jornada temos lançamento de livros, exposições de quadros, artes plásticas e cênicas e outros, diz.
Cotrim ainda fala que durante a abertura do evento valeu a pena ver as pessoas se emocionarem, relembrarem historias e fantasias.
- O jovem de hoje vê a fotografia não com saudosismo, quem vê isso são os mais velhos, mas é através das fotos que eles imaginam como era a cidade a 50 e 100 anos atrás. Ele vai fazer uma analise do desenvolvimento da cidade. Já os moradores antigos, emocionam e choram e valorizam mais as boas lembranças, explica.
Para mais informações ligue (38) 3229–3458.