Michelle Tondineli
Repórter
Há 19 anos, a igreja de Santa Clara comemora a data da santa, no dia 11 de agosto, no Bairro Morada do Sol, zona Sul de Montes Claros. A comemoração teve início no dia 30 de julho e termina nesta terça-feira, 11. De acordo com Rejane Cristina de Carvalho Brito, catequista e ministra de eucaristia da igreja, Clara é a santa dos pobres e da oração.
- Ela conheceu Francisco na loja do pai dele, quando foi comprar tecidos, antes da conversão de São Francisco. Ela era a grande amiga a grande irmã de Francisco - fala.
(foto: MICHELLE TONDINELI)
Altar da igreja de Santa Clara.
Rejane explica que, através do testemunho de Francisco, Clara também quis viver para cristo, mesmo já tendo uma vida cristã, de oração.
- Mas ela queria uma entrega total, queria viver para, com e em Cristo, completamente em 100% de sua vida, ela resolveu assumir esse carisma, que era iniciado por seu irmão fraterno em Deus. Então ela abdicou de tudo para ajudar os pobres e realizar orações, além de ter fundado a ordem das Damas Pobres ou as Clarissas, conta.
Segundo a catequista e ministra de eucaristia da Igreja, Ana Beatriz Rodrigues Borba a seleção da Santa Clara começou quando acontecia muita chuva no bairro.
- Chovia muito e as ruas ficavam alagadas, então as pessoas tinham que atravessar para entrar em casa, e foi quando começou a montar a comunidade. Assim, foi realizada uma votação para escolher o nome da igreja e de qual santo seriamos devotos. Como era um período de chuva, o pessoal resolveu votar em Santa Clara porque queria que clareasse o céu, que parasse a chuva, revela.
Rejane conta que a igreja sempre recebe visitantes de fora, sendo na missa ou só para conhecer a Igreja.
- Inclusive o nosso pároco, o padre Zeca, ele sempre gosta de saudar os visitantes, por causa desse acolhimento da casa de Santa Clara, frisa.
Ela ainda conta que Clara durante a sua vida, sempre gostou de acolher a todos dentro de sua casa, e o carisma da igreja é da mesma forma.
- E como a nossa Igreja é uma casa de oração, porque aqui temos o templo e a estrutura, para abrigar o povo, a igreja tem que ser casa de oração e adoração. Ela é a santa que amou o divino sacramento, a igreja se movimenta em torno de Jesus sacramentado, temos que ter isso. Nós temos todas as nossas pastorais, como todas as comunidades, e nossa casa de ação e comunhão é este templo, é quando nós escolhemos a hora de nos resguardar, sobressalta.
Dia 11 foi declarado o dia de Santa Clara, por ser o dia de seu falecimento. Rejane explicou que é na morte que as pessoas e os santos passam para a vida eterna.
- E é na vida eterna que ele vai rogar por nós, completa emocionada.
Ana conta que todos os anos no final de julho e início de agosto, é realizada a festa em comemoração ao dia da santa.
- Nós fazemos uma novena, procissão, levantamento de mastro , busca da bandeira na casa do mordomo, barraquinhas no final de semana, e missa durante toda a comemoração, sendo a do dia 11 a mais importante, diz.
Segundo Rejane todos os anos, a festa traz um objetivo voltado ao lucro das barraquinhas.
- O dinheiro arrecada durante as barraquinhas vai todo para a comunidade da Igreja. Este ano, nosso objetivo é para a construção do centro paroquial. O ano passado, por exemplo, nós terminamos de construir a nossa Igreja. Não frisamos o dinheiro, e sim a homenagem a Santa Clara, conta.
Rejane ainda explica como selecionou Santa Clara, como seu santo de devoção. Para ela, todo santo tem o seu carisma.
- Santa Clara é padroeira de várias situações na vida das pessoas, além do nosso exemplo das águas, ela é a padroeira dos meios de comunicação, é a mãe da pobreza, sabe ajudar na grandeza pelos estudos. O santo surge na sua vida pela necessidade de uma pessoa e identificação da vida do santo com a sua própria vida, afirma.
De acordo com Rejane, Clara gostava muito de animais, sendo devota a eles.
- Desta forma, biólogos gostam muito de Santa Clara e de São Francisco pelos cuidados com a natureza, por esse amor, então é por uma identificação, com o que ele o atingiu, sendo um canal que te guia à intimidade com Deus, completa.
ORAÇÃO DE SANTA CLARA
Clara, santa cheia de claridade, irmão de São Francisco de Assis, intercede pelos teus devotos que querem ser puros e transparentes.
Teu nome e teu ser exalam o perfume das coisas inteiras e o frescor do que é novo renovado.
Clareia os caminhos tortuosos daqueles que se embrenham na noite do próprio egoísmo e nas trevas do isolamento.
Clara, irmã de São Francisco, coloca em nosso corações a paixão pela simplicidade, a sede pela pobreza, a ânsia pela contemplação.
Te suplico, irmã Lua, que junto ao Sol alcança-nos a graça que, confiantes vos pedimos.
Santa Clara, ilumina os passos daqueles que buscam a claridade!