José Aparecido Ferreira de Araújo
Colaboração para O NORTE
Montes Claros e a região estão movimentadas nos últimos 30 dias. É festa por todos os lados. Desde Minas ao luar até a festa de São Pedro no Pentáurea, está todo mundo ligado nos festejos juninos, que logo serão julinos.
Nesses bailes de junho pode-se apreciar verdadeiros clássicos da música brasileira puxados por sambistas, sanfoneiros, violeiros e cantores que exibem, com qualidade, músicas diversas, acompanhados por músicos executando instrumentos de sopro, violão, craviola, bandolim e outros de diversos gêneros..
Desde o início de junho são dezenas as festas nas localidades norte-mineiras que, quase que diariamente, apresentam quadrilhas, uma prática ducentenária que vem de geração em geração, mantendo essa cultura tradicional.
Sem dúvida, a mais importante de todas as demais práticas, tais como: comidas típicas, barraquinhas e o tradicional forró, que vem completar aquele momento de alegria proporcionado pelas festas de junho.
É de se louvar a iniciativa das prefeituras em promover concursos de quadrilha em seus municípios, com seleção final e premiação dos grupos que apresentam o seu melhor trabalho nesse estilo de animação das festas do mês de junho.
Além das escolas municipais e estaduais, que têm também praticado essa cultura envolvendo os alunos em todas as etapas de ensino fundamental e médio, assegurando, portanto, a manutenção dessa cultura tão inerente à interação social, à socialização, ao exercício da cidadania.