A 24ª edição da Festa Nacional do Pequi será realizada entre os dias 4 e 7 de dezembro e traz eventos para todos os gostos em celebração à cultura regional do Norte de Minas. Palestras sobre extrativismo sustentável, turismo e cultivo do pequi fazem parte da programação da festa, que também conta com lançamento de livros, apresentações artísticas e momento gastronômico.
A abertura oficial da Festa do Pequi será no dia 4, às 16 h, na Praça dos Jatobás, com a apresentação da Banda Municipal de Música e a realização de performances artísticas. Após a solenidade de abertura acontecem quatro palestras: às 17 h, “A Lei Estadual do Pró-Pequi e o Extrativismo Sustentável em Minas”; e, às 18 h, “Por que existem poucas plantas de pequizeiro na fase muda no cerrado?”. Também às 18 h será realizada mesa redonda sobre o Movimento Slow Food: Ecogastronomia e Agrobioversidade. Às 19h40m, “A importância da gastronomia e do turismo na preservação dos produtos do cerrado” é o tema da palestra. No intervalo entre as palestras acontecem apresentações de música de viola com Lauzinho e a Orquestra de Rabeca do Sertão.
No dia 5, sexta-feira, na sede da Secretaria de Cultura (Casarão dos Maurício, Rua Coronel Celestino, nº 99, Centro), acontecerá a Oficina de Gastronomia – Pequi. A programação da oficina prevê, entre 8 e 12h30m, receita de risoto do cerrado com licor de pequi. Entre 14h30m e 18 h, os participantes irão aprender a fazer arroz com pequi com carne de sol ao leite flambada com cachaça e melaço de rapadura. Para participar da oficina é necessário que o interessado faça sua inscrição até o dia 28 de novembro, sexta-feira. A partir das 20 h, na Praça dos Jatobás, o público poderá conferir as apresentações dos grupos Olho de Gato e Saruê, além da dupla Jean Karlo e Stradeiro.
No sábado, a partir das 9h30, no Mercado Municipal Christo Raeff, será realizado o Concurso de Arroz com Pequi. Após o concurso, no mesmo local, serão lançados os livros “Mimi, a boneca de pano” e “A revolta das frutas”. A partir das 20 h, na Praça dos Jatobás, acontecem as apresentações musicais com os grupos Dragão de Ares, Sons do Sertão, Vinny Fernandes e 14 Bis.
O encerramento da 24ª Festa Nacional do Pequi será no domingo, 7, na Praça dos Jatobás, onde a Associação dos Repentistas do Norte de Minas prestará uma homenagem a Tião Carreiro, cantor e instrumentalista de montes-clarense conhecido em todo o país, com a apresentação de 20 duplas sertanejas. Mais informações sobre a programação da Festa Nacional do Pequi podem ser obtidas pelo telefone 3214-4176.
